O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) promoveu, nesta segunda-feira (27), uma roda de conversa sobre o projeto “Sesc e Mesa Brasil Lixo Zero”, reunindo representantes de instituições parceiras do programa de combate ao desperdício de alimentos. A atividade, realizada no auditório do Dmae, integra a programação da Semana Lixo Zero, promovida pela autarquia, que está acontecendo entre os dias 24 e 30 de outubro, e teve como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar as ações conjuntas desenvolvidas entre as duas instituições. Em julho, o Dmae firmou uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do programa Mesa Brasil, com o objetivo de fortalecer ações voltadas à sustentabilidade, ao combate ao desperdício de alimentos e à correta destinação de resíduos.
A parceria tem como foco a implantação da coleta seletiva e da compostagem nas 94 instituições atendidas pelo Mesa Brasil em Uberlândia. A iniciativa busca fortalecer práticas sustentáveis, reduzir o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e incentivar o reaproveitamento de alimentos excedentes, combatendo o desperdício e contribuindo para a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos e Economia Circular do Dmae, Arthur Rosa Públio, a parceria amplia o alcance das ações de coleta seletiva e compostagem do município. “Ao integrar sustentabilidade e segurança alimentar, conseguimos promover o desvio de resíduos dos aterros, incentivar o reaproveitamento de alimentos e fortalecer a educação ambiental, com impacto direto na qualidade de vida da população e na preservação dos recursos naturais”, afirmou.
Durante o encontro, representantes do Dmae e do Sesc destacaram a importância da união entre políticas públicas e ações sociais para alcançar resultados efetivos. “Estamos muito felizes com essa parceria porque é uma oportunidade de aumentar o impacto social das instituições, ao mesmo tempo em que conseguimos ter ferramentas, através do Dmae, para diminuir o impacto ambiental negativo. Mostrar às instituições a importância de adotar práticas sustentáveis é essencial e está diretamente ligado ao objetivo do Mesa Brasil, que é reduzir o desperdício de alimentos”, destacou a analista de ação social do Sesc Mesa Brasil, Triângulo Bruna Gomes.

Semana Lixo Zero
As ações da Semana Lixo Zero continuam ao longo da semana com atividades voltadas à conscientização e à educação ambiental.
Nesta terça-feira (28), às 9h, será lançado o Recicla Udi, novo programa de coleta seletiva e compostagem do Dmae, aberto ao público e voltado à ampliação do engajamento da população nas ações de sustentabilidade.
Na quarta-feira (29), também às 9h, ocorre a capacitação “Zoonoses: Gestão de Resíduos e Lixo Zero”, voltada aos agentes de zoonoses. Já na quinta-feira (30), às 15h, os servidores da Vigilância Sanitária participarão de uma formação especial sobre gestão de resíduos e sustentabilidade.