Com o propósito de atualizar o cartão de vacina da população e elevar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Uberlândia tem reforçado suas estratégias e intensificado as ações de vacinação para garantir um acesso ainda mais amplo aos principais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A mobilização tem dado resultado. Nos últimos dias, após o município informar os dois primeiros casos suspeitos de sarampo em 2025, o aumento na procura pelas vacinas foi substancial. Nesta segunda (27), por exemplo, foram aplicadas 4.229 doses, quase o dobro do total registrado na segunda-feira anterior (20) – 2.660 doses. Até o momento, foram aplicadas 37.957 doses de vacinas para o público geral. Esta é a última semana da campanha de vacinação, que vai até a próxima sexta-feira (31), e o município reforça convocação aos pais para que levem seus filhos para vacinar.
Entre as estratégias e ações adotadas para aumentar a cobertura vacinal, além das 75 salas de vacina à disposição, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta ainda com o vacimóvel, que estará nesta em assentamentos urbanos em todos os setores da cidade. O carro equipado com todas as vacinas do calendário ficará nos seguintes dias, locais e horários:
Dia 28/10 – Assentamento Fidel Castro – 8h às 12h
Dia 29/10 – Assentamento Chácaras Oliveira – 8h às 12h
Dia 29/10 – Assentamento Dom José Mauro – 14h às 16h30
Dia 30/10 – Assentamento Santa Clara – 8h às 12h
Dia 30/10 – Morada Nova – 14h às 16h30
Dia 31/10 – Assentamento Douradinho – 8h às 12h
Dia 31/10 – Assentamento Renovação – 14h às 16h30
A vacinação por meio do vacimóvel ocorrerá com base no mapa de calor, priorizando as regiões com maior número de faltosos e as áreas de maior vulnerabilidade social, de modo a facilitar o acesso da população às ações de imunização e promover a equidade na oferta dos serviços de saúde.

O município contará, ainda, com outro vacimóvel, que foi fornecido temporariamente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro (CISTM). O equipamento ficará à disposição da Secretaria Municipal de Saúde até o dia 15 de novembro. A princípio, o veículo ficará na praça Tubal Vilela, das 8h às 17h.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção de doenças e proteção da sociedade, por isso a recomendação do Ministério da Saúde é de que a cobertura vacinal esteja em 95%. Atualmente, o município registra uma baixa cobertura vacinal, principalmente daquelas que protegem o público infantil, como a DpT (proteção contra difteria, tétano e coqueluche), Tríplice Viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola), Poliomielite e Varicela (proteção contra catapora), entre outras, com uma média de 80%.