Em mais uma ação de capacitação, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, realizou, nesta semana, um treinamento destinado aos membros do Comitê Interno de Governança Pública da pasta.
No treinamento, o contador-geral e presidente do Comitê, Paulo Guido, iniciou as apresentações, destacando o processo de governança iniciado no âmbito da secretaria com a elaboração de duas edições do Plano de Integridade. O presidente do Comitê também afirmou que apenas com a unidade dos departamentos será possível atingir os objetivos, cujo principal enfoque é o atendimento ao cidadão.
Ainda durante a capacitação, em seguida, o diretor de auditoria e consultoria em gestão de riscos da Controladoria-Geral do Município, Marcelo Marques, apresentou a estrutura de uma boa governança e detalhou as ações para atuação na gestão de riscos dos processos executados. Por fim, a diretora administrativa, Rosemeire Maria, apresentou o resultado do questionário relacionado ao aprimoramento da comunicação na Secretaria Municipal de Finanças.
Governança pública é o sistema de mecanismos e princípios que as instituições usam para tomar decisões e gerir relações com a sociedade, focando na prestação de serviços públicos de qualidade e na condução de políticas públicas. Seus principais pilares são a liderança, estratégia e controle, buscando a eficiência, integridade e transparência na administração pública para melhor atender ao interesse coletivo.
 
 
											 
								 
								 
								 
								 
								