A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta terça-feira (4), as aulas do projeto CyberLab Udi, sobre segurança virtual e tecnologia, junto aos frequentadores dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) do Jardim Canaã e do Residencial Pequis. O intuito é abordar a temática da segurança virtual, além de orientar e capacitar jovens para atuarem no mercado de trabalho. No dia 22 de outubro, a Prefeitura de Uberlândia assinou acordo de parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o lançamento do projeto.
O CyberLab Udi foi viabilizado pela Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e Secretaria Municipal de Governo, com a participação de empresa multinacional, via parceria intermediada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os encontros nos Naicas continuarão até o dia 9 de dezembro. Durante estes momentos os participantes são conscientizados sobre os perigos dos crimes cibernéticos, como invasão de sistemas, roubo de dados, fraudes financeiras e disseminação de conteúdos ilegais. Além disso, o projeto também conta com uma outra frente, nas escolas municipais, nas quais as aulas serão realizadas junto aos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de forma multidisciplinar utilizando distribuição de cartilhas e recursos lúdicos. Futuramente, a intenção é de que o “CyberLab Udi” seja implementado também nos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais).
Para colocá-lo em prática, a UFU, por meio de parceiro, fornece a cartilha trabalhada junto aos participantes. Ao todo, serão contemplados cerca de 30 mil jovens, entre estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental municipal e frequentadores dos Naicas. O CyberLab Udi recebeu investimentos pela Prefeitura de Uberlândia de, aproximadamente, R$ 30 mil, oriundos de recurso próprio, para confecção das cartilhas.