A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está sempre com novidades na agenda cultural, oferecida gratuitamente para a população. Neste mês de novembro um dos destaques será a “Noite Latina – Dia D Dançar”, que acontecerá no dia 24, às 19h, no Centro Municipal de Cultura. Os DJs Oliver e Welys comandarão a noite ao som contagiante da salsa, bachata, merengue e muito mais.
Filmes e contos
Contos selecionados de Oscar Wilde

Os contos “O gigante egoísta” e “O filho da estrela”, do autor Oscar Wilde, serão debatidos no dia 30, a partir das 18h30, na Oficina Cultural. Esta será mais uma iniciativa do projeto Entre Telas e Páginas.
O Quarto ao Lado

O projeto Entre Telas e Páginas exibe o filme “O quarto ao lado”, no próximo dia 13, na Oficina Cultural, às 18h30, com debate em seguida. O longa-metragem de Pedro Almodovar apresenta as atrizes Julianne Moore e Tilda Swinton em uma abordagem sobre beleza, vida e morte.
Os Mortos

Outra iniciativa do projeto Entre Telas e Páginas será o debate sobre o conto literário “Os mortos”, de James Joyce, no dia 27, às 18h30, na Oficina Cultural. A narrativa aborda laços de família e de amizade, amor, perda, morte e separação.
Exposições
Corpo-senzala: (In) Visibilidades da imagem negra

“Corpo-senzala: (In) Visibilidades da imagem negra”, a exposição de Wádson Rocha, poderá ser apreciada no Centro Municipal de Cultura, até 19 de dezembro, nos dias úteis, das 12h às 17h. Os trabalhos do artista retratam recortes de um corpo negro em movimento na Dança de São Gonçalo, em Guaicuí (MG), uma manifestação popular, reconhecida como patrimônio imaterial. É um convite à reflexão sobre as formas como os corpos negros atravessam as encruzilhadas de uma dança de origem portuguesa, marcada por ritos e costumes católicos e europeus e suas ressignificações a partir das matrizes culturais afro-brasileiras.
Vislumbres

A exposição “Vislumbres”, de Barbara Langoni, nasceu sobre o papel do olhar, através de uma série de explorações de caminhos poéticos e compositivos e na construção da percepção sobre o outro. Com os seus trabalhos, a artista questiona sobre subjetividade, tempo e memória. A mostra poderá ser visitada na Oficina Cultural, até 28 de novembro, nos dias úteis, das 12h às 17h30.
Além do binário: Cores da mente

A desconstrução das fronteiras rígidas impostas pelas normas binárias de gênero, sexualidade e identidade dominam a exposição “Além do binário”, de Alessandra Cunha. A mostra reúne oito pinturas em grandes formatos que propõem reflexões sobre as múltiplas possibilidades do ser, celebrando a pluralidade e questionando convenções que limitam as experiências humanas. A mostra poderá ser visitada na Oficina Cultural entre os dias 29 deste mês e 5 de dezembro, na Oficina Cultural, durante os dias úteis, das 10h às 18h.