A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu oficialmente a rechecagem dos exames dos dois casos suspeitos de sarampo no município pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os resultados oficiais descartaram as suspeitas que, inicialmente, tiveram confirmação prévia pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com isso, neste momento, não há nenhum caso confirmado da presença do vírus em pessoas residentes na cidade.
A Secretaria reforça que, desde a primeira notificação dos casos suspeitos de sarampo, ainda no mês de outubro, intensificou as ações de bloqueio vacinal e busca ativa para a imunização de crianças menores de cinco anos que estejam com a tríplice viral em atraso. Atualmente, o município contabiliza a aplicação de quase 9 mil doses da vacina que protege contra o sarampo, incluindo 1ª e 2ª doses.
A cobertura vacinal da doença no município é de 84,12%, enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%. Portanto, além das ações já em curso, o Município convoca os pais a levarem seus filhos para vacinarem nas mais de 70 salas de vacina espalhadas pela cidade.
Ademais, a partir de agora, a confirmação ou não de qualquer caso suspeito de sarampo no município será informada pela Secretaria de Estado de Saúde.