A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta quarta-feira (26), a 3ª edição das Olimpíadas de Inglês, que conta com a participação de 261 estudantes do ensino fundamental e 27 professores de 19 escolas municipais. A disputa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e realizada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), continua até esta quinta (27). Ao todo, são 91 alunos de sete escolas rurais e 170 estudantes de 12 unidades urbanas.
Esta edição tem como tema “One World, Many Voices: Embracing Diversity”, que propõe um olhar decolonial sobre a diversidade presente no ambiente escolar. A abordagem reflete a urgência de reconhecer e valorizar as múltiplas identidades, culturas e vozes que compõem o cotidiano das comunidades escolares.

O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo pelos professores da disciplina de inglês da rede municipal de ensino e estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que desejaram participar. A metodologia contou com encontros presenciais e virtuais para leituras e debates visando o ensino crítico e decolonial da língua inglesa. A partir desses encontros, os professores produziram o material para as Olimpíadas.
Em seguida, os estudantes foram avaliados e os cinco com as melhores pontuações em cada nível de inglês (básico, intermediário e avançado) foram selecionados para representar suas escolas na etapa final das Olimpíadas. Na fase atual, os estudantes e seus professores estão respondendo os testes que revelarão as escolas campeãs. A entrega das medalhas e dos troféus será feita em dezembro.