Um momento inédito e voltado para a juventude aconteceu na Prefeitura de Uberlândia, nesta segunda-feira (1º), quando a administração municipal recebeu 85 participantes do programa de estágio remunerado JuventUdi. A cerimônia para a integração dos estagiários ao serviço público contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio e foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal. Os selecionados atuarão em 25 secretarias e autarquias municipais, com destaque para áreas como Trânsito e Transportes, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Educação e Cultura e Turismo.
Para o prefeito Paulo Sérgio, o programa JuventUdi representa uma nova fase e um novo perfil para a administração pública municipal, configurando como uma ação estratégica para estimular o protagonismo juvenil e fortalecer a formação profissional. “Receber esses jovens reforça o nosso compromisso em promover a educação e incentivar a inserção no mercado de trabalho. Trata-se de um investimento no futuro da administração municipal e da cidade”, disse o prefeito.
“É uma responsabilidade para a Prefeitura de Uberlândia iniciar o processo de formação dessas pessoas que já constroem a nossa cidade. Esperamos contribuir com uma formação cidadã para termos, em futuro próximo, novos empresários, profissionais de sucesso e, até mesmo, servidores municipais de carreira”, ressaltou o secretário municipal da Juventude, Thaynan Salviano.
Ao todo, 2.893 jovens disputaram as vagas do JuventUdi e participaram de um processo seletivo que contou com entrevistas e outras dinâmicas. Os inscritos são vinculados a mais de 10 instituições de ensino e a diversos cursos, evidenciando o caráter plural e abrangente da iniciativa. A maior quantidade de interessados é proveniente dos cursos de Direito, Psicologia e Enfermagem, concentrando quase 25% das inscrições. Entre as instituições e quantidade de inscritos, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi a principal participante com 1.001 interessados, seguida pela Esamc, Faculdade Anhanguera e Unitri.
Quanto ao perfil predominante dos participantes, os jovens com idade entre 18 e 25 anos, representaram 76% do total de inscritos (2.199 candidatos). O programa também promove ações de acessibilidade e inclusão. Nesta edição, 1,62% dos candidatos (47 estudantes) declararam algum tipo de deficiência — sendo a neurológica (34%) a mais recorrente, seguida por física (21,3%) e visual (14,9%).
A universitária Sofia Sardelli, do curso de Design, da UFU, foi selecionada e irá compor o quadro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “É uma grande oportunidade, pois o estágio é muito importante para a nossa formação. A Prefeitura está abrindo portas para a nossa inserção no mercado de trabalho e também para agirmos em prol de Uberlândia”, ressaltou.
Estudante do curso de Sistema de Informação, da Uniessa, Louryel Henrique Nogueira Alves, procurava há tempos por uma oportunidade de estágio e, agora, vai atuar na Secretaria Municipal de Administração. “Estou muito feliz em conseguir esse estágio na Prefeitura de Uberlândia e unir a teoria que aprendi na faculdade com a prática do dia a dia”, destacou.
“Uma nova fase está começando pra mim e representa uma grande oportunidade para aprimorar os conhecimentos aprendidos no curso. Eu também vou conhecer mais pessoas já inseridas na área e unir a prática com a teoria”, enfatizou a estudante do curso de Agronomia, da UFU, Tamires Gomes Viana Rezende, selecionada para a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.