A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – disputa, a partir desta sexta-feira (5), o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), até domingo (7), com a participação de representantes de todo o país.
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada por 24 paratletas (Amanda Sousa, Ângela Teixeira, Camila de Andrade, Caroline Alves, Edilândia Araújo, Fernanda Reis, Gabriel Serafim, Gilvan Santos, Isabela Marques, Juliano Borges, Lara Lima, Lucas Barbosa, Luciano Dantas, Marco Túlio Cruz, Maria Rita Oliveira, Mateus Assis, Natália Costa, Rafael Vansolin, Rodrigo Marques, Tayana Medeiros, Valéria dos Santos, Vanessa Menezes, Vinícius Freitas e Washington de Souza), além de profissionais de apoio e dos treinadores Weverton Santos, Douglas Andrade e Rodrigo Borges, todos profissionais de educação física da Futel.
“A expectativa é que a Futel/CDDU/Praia Clube conquiste o título da competição e, dessa forma, encerre o ano de 2025 com mais uma importante conquista nacional”, completou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Equipe
Considerada uma das principais potências de halterofilismo brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube treina de segunda a sexta no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.
No mês passado, a equipe se destacou no Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico, ao conquistar três medalhas na categoria individual: prata com Tayana Medeiros (que bateu o recorde das Américas na categoria até 86 kg), bronze de Lara Lima (na categoria até 41 kg) e bronze de Marco Túlio Cruz (recorde das Américas na categoria até 49 kg). A competição foi realizada na cidade do Cairo, no Egito.