Como parte das atividades da campanha nacional de conscientização do Dezembro Vermelho, iniciadas na cidade no último domingo (30), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da equipe do Ambulatório Herbert de Souza e da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+), estará, nesta terça-feira (2), das 13h às 17h, na Praça Tubal Vilela, no Centro, realizando a testagem rápida gratuita para detecção dos vírus HIV e Sífilis.
O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os profissionais coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.
Para a coordenadora do programa, Claudia Spirandelli, ações dessa natureza acontecem para gerar uma conscientização na população, uma vez que a manutenção dos exames e o diagnóstico rápido são muito importantes. “Todos aqueles que estiveram em risco recente devem procurar atendimento sem receio, todos serão muito bem acolhidos pela equipe do programa. Quanto mais cedo tiver um diagnóstico, melhor a qualidade de vida desse paciente”, afirmou.
Além desta ação, também haverá atividades educativas, rodas de conversa e palestras sobre ISTs e HIV/Aids em escolas, empresas e espaços comunitários e a realização do 2º Seminário “O Conhecimento contra o preconceito”, com o médico infectologista Ricardo Kores e outros convidados. O evento, que é aberto ao público e está com inscrições abertas, será no sábado (6), das 8h às 12h, no anfiteatro do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Acolhimento permanente
O Ambulatório Herbert de Souza (Serviços de Atenção Especializada – SAE Ampliado) é referência para a prevenção e tratamento das ISTs. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Os testes são feitos mediante agendamento. Para agendar, é necessário entrar em contato e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444.