A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), empossou, nesta quinta-feira (4), o Conselho Municipal de Esporte para o biênio que corresponde ao período de dezembro de 2025 a dezembro de 2027. O CME foi reativado a partir da Lei Municipal nº 14.463, de 22 de julho de 2025, e é formado por dez membros titulares e dez membros suplentes, sendo a metade formada por representantes do poder público e a outra metade composta por representantes da sociedade civil. A cerimônia de posse ocorreu na sede da Futel, no Parque do Sabiá.
Entre as funções do conselho estão promover a inclusão social por meio do esporte; a democratização do acesso ao esporte como direito social; o fortalecimento de programas e projetos esportivos locais; o acompanhamento e participação na elaboração, execução e avaliação do Plano Municipal de Esportes; a fiscalização da aplicação de recursos públicos no setor esportivo e a proposição de editais públicos de fomento e acompanhamento de políticas públicas de incentivo ao esporte.
“O Conselho Municipal de Esporte tem caráter consultivo, desempenha um papel essencial e está vinculado à Futel. A partir de agora, os conselheiros se reunirão periodicamente para discutir assuntos pertinentes e trabalhar em conjunto para fazer do esporte um instrumento cada vez mais democrático e abrangente em Uberlândia”, afirmou o presidente do CME, o diretor de esportes da Futel, Emerson Brasileiro.