A Prefeitura de Uberlândia teve, nesta semana, a aprovação do Governo Federal de vários projetos estratégicos na área da saúde que foram apresentados dentro do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS)/Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Com isso, a partir da aprovação de recursos para financiamento, a Prefeitura de Uberlândia poderá realizar novos investimentos em construções, modernização e compra de equipamentos para as unidades de saúde. A próxima etapa será a análise e avaliação de viabilidade da operação.
Entre os projetos aprovados estão a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no bairro Monte Hebron, três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Tipo III, nos bairros Santa Luiza, Shopping Park e São Jorge, modernização das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e do Anexo do Hospital Municipal e compra de vários equipamentos essenciais para o bom atendimento dos pacientes.
A fim de viabilizar as propostas apresentadas pela Prefeitura de Uberlândia, poderão ser disponibilizados quase R$ 48 milhões via financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e instituições financeiras credenciadas pelo Governo Federal.
Para aprovação de projetos, o Governo Federal analisa critérios técnicos e orçamentários, priorizando necessidade, impacto social e regional, capacidade de execução do ente federado, conformidade com portarias e manuais, e sustentabilidade/acessibilidade do projeto, com foco em eixos como Saúde, Educação e Cidades. Também é feita a verificação de documentação e regularidade fiscal para garantir que os recursos sejam bem aplicados e que os projetos atendam às demandas prioritárias da população, como saneamento, infraestrutura e equipamentos públicos.
Além de projetos para saúde, o município também teve, nesta semana, projetos nas áreas de educação e saneamento básico do município aprovados e poderão ser qualificados a partir da disponibilização de crédito pela União. Ambos passarão por análise de viabilidade da operação.