A Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), a visita de representantes dos países Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Guiné-Equatorial e Timor Leste. Também fazem parte da comitiva membros do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O objetivo da visita é para conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios.
Os visitantes se reuniram, nesta quinta-feira (11), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e com a diretora de Redes de Atenção à Saúde, Karina Kelly de Oliveira.
A programação contempla, ainda, a visita à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge e à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Glória (atual Élisson Prieto). O intuito é apresentar a integração da atenção primária e especializada no cuidado dos usuários com condições crônicas, os processos de trabalho dos agentes comunitários de saúde e das salas de vacinas, bem como o monitoramento dos macroprocessos implantados e a padronização do atendimento nas unidades de atenção primária à saúde.
Centro Colaborador
O município se consolidou em 2019 como referência nacional por meio do Centro Colaborador do Conass com o objetivo de capacitar profissionais e difundir boas práticas na Atenção Primária. Desde a adesão à metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), Uberlândia tem promovido a organização dos fluxos assistenciais, fortalecendo a gestão do cuidado e a integração entre diferentes níveis de atenção. As ações desenvolvidas no município refletem a importância da qualificação dos processos na atenção primária para aprimorar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.