A Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Agronegócio, atuou como elo estratégico na consolidação de uma parceria que impulsionará a avicultura de base familiar no Assentamento Rio das Pedras. O projeto prevê a implantação de um frigorífico abatedouro de aves na Associação dos Produtores Familiares do Assentamento, representando um avanço significativo para o desenvolvimento rural e a agregação de valor à produção local. O prédio da antiga fábrica de farinha do Assentamento será reestruturado para sediar o frigorífico, dentro das modernas normas sanitárias exigidas pelo mercado.
O evento de assinatura da cessão de uso da área pela Associação ao Frigorífico e Distribuidora Udi Aves foi realizado, nesta quarta-feira (17), no Assentamento. O prefeito Paulo Sérgio participou do evento. Também estiveram presentes no evento secretários municipais, autoridades municipais, moradores do Assentamento e representantes do frigorífico.
“Esse projeto demonstra nosso compromisso com a agricultura familiar, viabilizando condições para que os produtores tenham acesso a uma estrutura moderna, com inspeção sanitária e mercado garantido. Estamos fortalecendo a economia rural, promovendo segurança alimentar e criando oportunidades para que as novas gerações permaneçam no campo, com renda, tecnologia e dignidade”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
Viabilizado com apoio institucional da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, o empreendimento tem como objetivo fortalecer a avicultura familiar através da oferta de serviço de abate de frangos com inspeção sanitária e padrões de qualidade, atendendo produtores rurais interessados e conectando a produção local ao mercado consumidor de toda a região. A iniciativa promove o crescimento sustentável da avicultura para pequenos e médios produtores, incentivando a adoção de novas tecnologias na produção e no beneficiamento. As ações também contribuem para o aumento da rentabilidade, o fortalecimento da segurança alimentar do município e o estímulo à sucessão rural.
A parceria foi formalizada por meio da cessão de uso da área pela Associação ao frigorífico, com vigência de 20 anos, assegurando estabilidade, segurança jurídica e planejamento de longo prazo para a cadeia produtiva. A nova unidade terá capacidade inicial de abate de 3 mil aves por dia, com potencial de ampliação para até 5 mil aves diárias.
Além da infraestrutura, o projeto garante benefícios diretos aos produtores associados. Os agricultores do Assentamento Rio das Pedras terão desconto de 10% nos serviços de abate praticados para terceiros e participação de 1% do lucro líquido total do abate realizado pelo frigorífico, revertida em favor da Associação.