A Prefeitura de Uberlândia, por meio do secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Marques, esteve reunida, nesta quarta-feira (17), com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Severino Neto, em Brasília (DF). Durante o encontro, o Município apresentou solicitação de inclusão de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Anel Viário Ayrton Senna no contrato de concessão da Ecovias do Cerrado, empresa responsável pela melhoria dos trechos urbanos das BRs-365 e 050.
No anel viário, o objetivo é implementar melhorias ao longo de 11 quilômetros de extensão, entre os entroncamentos das BRs-050 e BR-365, com duplicação e construção de novos entroncamentos. As melhorias incluem maior durabilidade do pavimento urbano, aumento da segurança no trânsito local e maior fluidez no tráfego.
“Ficamos felizes com a notícia de que já foi solicitada a manifestação sobre o EVTEA e, em breve, a Ecovias vai começar a estudar esse trecho para incorporar ao contrato de concessão”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Marques.
Em junho deste ano, o prefeito Paulo Sérgio esteve reunido com o ministro dos transportes, Renan Filho, quando foi anunciada a requalificação do Anel Viário Norte e dos trechos urbanos das BRs-365 e 050 e ficou definido que o Ministério dos Transportes viabilizaria a inclusão do trecho no contrato da Ecovias do Cerrado, que opera a BR-365. “Vamos tentar entregar o quanto antes, porque a população, o usuário merece. A ANTT vem fiscalizando e regulando para cada dia mais estar mais próximo esse sonho de Uberlândia”, afirmou o diretor da agência, Severino Neto.
Anel Viário Ayrton Senna
O Anel Viário Ayrton Senna (LMG-749) é crucial para a conexão entre as BRs 365 e 050, garantindo o escoamento logístico e destacando-se como uma das melhores alternativas para a redução do fluxo de veículos pesados dentro do perímetro urbano. Devido ao desgaste acelerado pelo tráfego pesado e aos consequentes congestionamentos e riscos de acidentes, a transferência da gestão para as concessionárias é necessária para viabilizar investimentos estruturantes, melhorar a infraestrutura, aumentar a segurança viária e preservar a qualidade de vida urbana.