A Prefeitura de Uberlândia mobilizou, desde ontem (30), equipes de diversas secretarias para atender às demandas de reparos aos danos causados pelas fortes chuvas e ventanias registradas na cidade ainda na noite de terça. O trabalho conjunto permanece nesta quarta-feira (31) e tem como objetivo restabelecer a normalidade o mais rápido possível, bem como garantir segurança e assistência à população. Os trabalhos foram reforçados, nesta manhã, sobretudo, na avenida Rondon Pacheco, bairro Elisson Prieto (Glória) e no Parque do Sabiá. Foram empenhadas mais de 700 pessoas e 12 caminhões, duas pás carregadeiras e uma escavadeira.
Já nas primeiras horas do dia, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos atuam na limpeza de vias, retirada de galhos e desobstrução de bueiros para melhorar o escoamento da água. A Secretaria Municipal de Infraestrutura permanece com equipes de manutenção atuando nos reparos de vias no Glória.

A Defesa Civil municipal acompanha de perto todas as ocorrências registradas, monitorando áreas de risco e realizando vistorias técnicas em locais que apresentaram pontos de alagamento e que tiveram destelhamentos e quedas de estrutura. Já a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) está trabalhando na sinalização de rotas alternativas e no apoio à fluidez do tráfego em vias parcialmente interditadas.
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também estão de prontidão para prestar suporte às famílias que eventualmente tenham sido afetadas, garantindo atendimento humanizado e ágil. Mais de três famílias, por exemplo, foram auxiliadas no assentamento Renovação com doação de gêneros alimentícios e início de confecção de novos documentos.
Esforço conjuntos
A Prefeitura de Uberlândia reforça que todo o aparato público está empenhado em minimizar os impactos provocados pela chuva e orienta a população a manter atenção redobrada em situações de risco, acionando os canais oficiais de emergência sempre que necessário.
Tempestade
De acordo com registros das estações meteorológicas do Clima-Udi/Defesa Civil, foram observadas rajadas de vento de até 91,83 km/h e precipitação acumulada de 58,8 mm, reforçando a intensidade do fenômeno climático que atingiu Uberlândia.
A Defesa Civil orienta que, em eventos intensos e repentinos, os cidadãos evitem áreas alagadas ou com enxurrada, não estacionem ou permaneçam em veículos debaixo de árvores e não tentem retirar veículos das vias durante tempestades, reduzindo o risco de acidentes.
Ocorrências registradas
Foram realizadas intervenções em diferentes regiões da cidade, entre elas:
Veículos danificados nos bairros Santa Mônica e Tibery
Quedas de árvores e galhos nos bairros Luizote, Tocantins, Santa Luzia, Santa Mônica, São Jorge, Granada, Laranjeiras, Lagoinha, Jardim Finotti, Aparecida, Brasil e Tibery
Queda de outdoor no bairro Jardim Karaíba
Destelhamentos nos bairros Tibery, Luizote e Élisson Prieto (Glória)
Queda de muros e estruturas de alvenaria nos bairros Glória, Jardim Patrícia e Tocantins
Enxurradas bruscas no bairro Élisson Prieto (Glória)
Alagamento de vias no bairro Carajás
Interrupções de energia nos bairros Santa Maria, Jardim Finotti, Tibery, Laranjeiras, Santa Mônica e adjacências
Telefones de emergência
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190