Os esforços empreendidos pela Prefeitura de Uberlândia desde a inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) colocam a unidade mais uma vez entre as melhores de Minas Gerais e do país em atendimento público hospitalar. Isso porque a unidade hospitalar está entre os finalistas que integram os 100 melhores hospitais públicos do Brasil e está entre os três representantes de Minas Gerais na listagem. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O Hospital e Maternidade Municipal está entre os três representantes de Minas Gerais, ao lado do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e do Hospital Bom Pastor, de Varginha (MG). Em 2022, o Hospital Municipal foi premiado e reconhecido como um dos 25 melhores hospitais públicos do país.
Critérios
A lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil considera serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência 100% pelo SUS (sem nenhum tipo de atendimento por operadora de saúde). A seleção inclui hospitais gerais (adultos ou pediátricos) e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.
Para a definição dos “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros. A partir da lista nacional inicial haverá um refinamento da pesquisa para escolher os ‘Top 10’ hospitais. A revelação dos premiados ocorrerá em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa conjunta das cinco entidades organizadoras.
Hospital e Maternidade Municipal
Inaugurado em 2010, o Hospital e Maternidade Municipal é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) sob diretrizes e protocolos da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo o atendimento referenciado para internações, ambulatório e cirurgias.

Nesses 15 anos de atuação, o HMMDOLC obteve o certificado em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que representa unidades que têm qualidade, interação entre os processos e gestão de excelência com foco em sustentabilidade. No ano passado, o HMMDOLC recebeu a certificação Canadense Internacional da Qmentum categoria Gold, que também certifica a qualidade da prestação de serviço do Hospital.
Também é reconhecida pela excelência em gestão e comprometimento com a população na prestação de serviços em saúde e desenvolvimento sustentável pela Latin American Quality Institute (LAQI). O HMMDOLC foi premiado em 2023 devido à excelente gestão de negócios e comprometimento com a metodologia LAEM (Latin American Excellence Model) e em 2024 recebeu certificados internacionais – Health Awards 2024 e Brazil Quality Certification – pela gestão, qualidade dos serviços, compromisso com práticas sustentáveis e com a excelência organizacional e responsabilidade corporativa.
A unidade também é detentora dos selos ISO 9001 (referente ao sistema de gestão de qualidade), ISO 14001 (voltada para o sistema de gestão ambiental), ISO 45001 (focada na gestão de segurança e saúde ocupacional). O Hospital ainda venceu o prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de atendimento pelo SUS. Único representante de hospitais públicos de Minas Gerais, o HMMDOLC recebeu o Prêmio CriAção SUS 2023 na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS”, com o projeto “Linha de Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur”. Ao todo, foram inscritos cerca de 400 trabalhos.