A saúde mental merece cuidados especiais tanto quanto o corpo físico. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia, sabendo dessa importância, adere ao movimento Janeiro Branco para conscientizar a comunidade sobre os atendimentos oferecidos na rede municipal e como intensificar os cuidados com a mente. Durante todo o mês, as equipes das unidades de saúde estarão promovendo a conscientização sobre o tema.
O Janeiro Branco é uma campanha nacional que convida a sociedade a colocar a saúde mental como prioridade pública e coletiva. Em 2026, o tema é: “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”. Um convite para desacelerar e ressignificar a relação com a saúde mental em um cotidiano marcado pela pressa e pela sobrecarga emocional. A campanha também adota um símbolo simples, os post-its, para transformar urgências em cuidados. Normalmente utilizados como uma forma de lembrete de cobrança e urgência, agora tornam-se veículos de comunicação da campanha: pequenos suportes que carregam mensagens de cuidado, bem-estar emocional e qualidade de vida.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades de saúde estarão tratando da temática do Janeiro Branco nas salas de espera com os pacientes. Serão rodas de conversas abertas e mediadas por profissionais de saúde das unidades, com abordagens sobre saúde mental no cotidiano, relações familiares e equilíbrio emocional, trabalho, exaustão e cuidado coletivo, entre outros. Também haverá encontros semanais nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em parceria com a equipe das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O foco é ampliar o cuidado em Saúde Mental, realizando uma reflexão sobre o autocuidado e a autorregulação emocional.
No dia 23 de janeiro, haverá um encontro simbólico pela Saúde Mental, com a participação dos profissionais do Caps, pacientes, familiares e comunidade em geral no Parque do Sabiá. A ação acontece às 8h30, no quiosque Multiuso (entrada do bairro Tibery), e contará com uma série de atividades guiadas pelos profissionais da PICS com foco no equilíbrio, limites e autocuidado.
Acolhimento na rede municipal
A Prefeitura de Uberlândia disponibiliza atendimentos em Saúde Mental para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Esses atendimentos ocorrem nas unidades de Atenção Primária à Saúde, que são as portas de entradas preferenciais da rede de saúde, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes – sendo três unidades para pessoas acima de 18 anos, um infantil e outro para tratamentos de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas (Caps-AD). Em casos de crise e urgência em saúde mental, os atendimentos ocorrem nos Pronto Atendimentos das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).