Com o objetivo de assegurar cada vez mais acesso à saúde e qualidade no atendimento à população, a Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura, viabilizará uma nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) – Novo Mundo. Na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito Paulo Sérgio assinou a ordem de serviço para dar início a construção do novo equipamento público sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Seguimos ampliando os serviços à população que reside no setor Leste de Uberlândia. Com a saúde não é diferente, vamos construir mais uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em um bairro que está em franca expansão. Com toda certeza, esta nova unidade será de suma importância para todos moradores desta região da cidade”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
O espaço ficará situado na avenida San Diego com as ruas Cincinnati, Dallas e Providence, no bairro Novo Mundo, e contará com área total de 608,16 metros quadrados (m²), sendo 527,09 m² dedicados ao ambiente interno e 81,07 m² a espaços externos. A projeto contempla três eixos principais: o assistencial, composto por salas de atendimento individual e coletivo, medicação, farmácia, posto de enfermagem e quarto coletivo; o administrativo, que inclui salas de reunião e arquivos; e o de apoio, com refeitório, cozinha e sanitários adaptados (PcD). Externamente, a unidade contará com área de convivência, acesso exclusivo para ambulâncias e abrigos técnicos para resíduos e gás.
Orçada em mais de R$ 2,1 milhões e com previsão de entrega para novembro deste ano, a obra será executada pela empresa JR Engenharia e Construções Ltda, que foi a vencedora do processo licitatório. Os recursos para a construção da nova unidade são oriundos do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS)/Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.

Infraestrutura
A obra em questão será executada em estrutura de concreto armado moldado in loco conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo sistemas completos de instalações elétricas, hidrossanitárias, rede de dados, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e combate a incêndio, com acabamentos adequados ao ambiente hospitalar. Por se tratar de uma contratação sob regime semi-integrado, a empresa contratada deverá elaborar os projetos executivos com base no memorial referencial, ficando a execução sujeita à análise e acompanhamento permanente da fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Atendimento à população
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) de Uberlândia é credenciado como Caps tipo II, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, conforme as normativas vigentes, especialmente a Portaria nº 336/2002. O serviço destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico grave e persistente em crise, atuando como dispositivo estratégico da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
O Caps IJ conta com equipe multiprofissional que desenvolve ações fundamentadas na lógica territorial, no cuidado psicossocial e na construção compartilhada do Projeto Terapêutico Singular (PTS), com acompanhamento individual e coletivo dos usuários e de seus familiares, por meio de atividades internas e externas ao serviço.
Atualmente, o Caps IJ possui 431 usuários vinculados, com média mensal, no período de janeiro a novembro de 2025, de 1.330 procedimentos individuais e coletivos realizados, registrados conforme os parâmetros do RAAS.