A Prefeitura de Uberlândia anunciou, na tarde desta segunda-feira (12), novas medidas que favorecerão ainda mais a atuação do Município em prol da causa animal. Foram anunciadas quatro novas ações, sendo elas: renovação do convênio com o Hospital Veterinário da UFU, com acréscimo de aditivo superior a 26% do valor total já aportado pelo Município; retomada de castrações de cães e gatos pelo castramóvel nos distritos e comunidades rurais; envio de Projeto de Lei à Câmara Municipal para aprovação da cessão de área onde será instalado o novo Hospital Veterinário da Uniube; e criadas quatro novas vagas de estágio para estudantes de cursos como Medicina Veterinária e Zootecnia, dentro do programa de estágios da Prefeitura, o JuventUdi.
A reunião, capitaneada pelo prefeito Paulo Sérgio, no Centro Administrativo Municipal, contou com a presença de secretários municipais, representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Uniube e do Ministério Público.
“Enquanto gestão pública, temos o dever de priorizar todos os segmentos da sociedade, e com a causa animal não é diferente. Ao desenvolvermos ações como estas, estamos contribuindo com o bem-estar dos animais. Afirmo que seguiremos atentos à crescente demanda do setor e comprometidos com esta importante causa. Ao garantir mais recursos e políticas voltadas aos animais reafirmamos nossa luta pela proteção de todos”, considerou o prefeito Paulo Sérgio.
Convênio com o Hospital Veterinário da UFU
Visando oferecer melhoria na qualidade de vida dos animais, com atendimentos a cães e gatos por meio de assistência clínica, cirúrgica e laboratorial, a Prefeitura de Uberlândia efetuou a renovação do convênio com o Hospital Veterinário da UFU, com acréscimo de aditivo superior a 26% do valor total (cerca de R$ 1,36 milhão ao ano) já aportado pelo Município. O investimento ampliará a capacidade de atendimento aos animais vítimas de acidentes e maus tratos, com impacto imediato já em 2026. Além disso, houve reforço de que os restos a pagar pela parceria foram equacionados e os atendimentos regulares retornam nesta quarta-feira (14).
Castramóvel
O projeto Castramóvel da Prefeitura de Uberlândia será retomado a fim de atender os distritos de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Tapuirama e Miraporanga, além das comunidades rurais de Tenda dos Morenos, Douradinho, Copaíba 1, Copaíba 2 e Copaíba 3. Para tanto, estão previstas mais de 1,3 mil castrações de cães e gatos, com início estimado já para o dia 2 de fevereiro. Para esta ação de retomada, em torno de R$ 390 mil serão investidos. As castrações serão realizadas pelo castramóvel viabilizado por emenda destinada pelo deputado federal Weliton Prado.

Novo Hospital Veterinário
Nesta segunda (12), o prefeito Paulo Sérgio assinou a autorização para que o Município envie projeto de lei à Câmara Municipal para cessão de terreno público onde será instalado o novo Hospital Veterinário da Uniube. O complexo hospitalar ficará localizado na avenida Luiz Fernando Quirino, no bairro Jardim Botânico, na região Sul da cidade. No momento, a área, de cerca de 7 mil metros quadrados, passa por processo interno de desafetação para que, após, possa ser doado à universidade, que instalará o equipamento com contrapartidas sociais. Desde a liberação e início das obras, o prazo estimado para término do hospital veterinário é de 12 meses, com atendimentos a animais de pequeno, médio e grande porte.
JuventUdi
Para reforçar as ações em favor da proteção e bem-estar animal no município, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, por meio do programa de estágios JuventUdi, da Prefeitura de Uberlândia, ofertará quatro novas vagas para estudantes de cursos como Medicina Veterinária e Zootecnia. O objetivo é compor a equipe móvel de verificação e atendimento a maus tratos animais do município.