O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está oferecendo apoio técnico a um projeto piloto de compostagem comunitária implantado na Praça Recanto do Sossego Leusa Marlene, no bairro Alto Umuarama, em Uberlândia. A iniciativa teve início em 27 de setembro de 2025 e, desde então, possibilitou a compostagem de mais de uma tonelada de resíduos orgânicos, contribuindo diretamente para a redução do volume destinado ao aterro sanitário.
O local integra o programa Adote uma Praça, da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. A partir da adoção do espaço pela Associação Amigos da Praça Recanto do Sossego, foi solicitada ao Dmae a instalação de uma estação de reciclagem. Durante o diálogo técnico, a autarquia sugeriu a implantação de um sistema de compostagem, proposta que foi acolhida e viabilizada com orientação especializada.
O Dmae acompanhou o processo de criação da estrutura da composteira, além da elaboração de materiais de educação ambiental, que permanecem no local e auxiliam a população no correto descarte dos resíduos orgânicos. A responsável pela adoção da praça visitou o Dmae para conhecer o funcionamento do processo e, a partir disso, implantou o sistema no espaço público.
Envolvimento comunitário
Com o avanço do projeto, moradores do entorno passaram a se envolver diretamente, levando seus resíduos orgânicos até a praça para serem compostados, fortalecendo o caráter coletivo e educativo da iniciativa.
Uma das idealizadoras do projeto, a pedagoga e moradora da região, Raulina Rocha, destaca que a iniciativa nasceu da percepção da urgência em cuidar do meio ambiente de forma coletiva. “Entendemos que a urgência em cuidar não é para amanhã, é para hoje. E esse cuidado precisa ser feito por todos, em pequenas escalas, para que possamos alcançar um resultado macro”, afirmou.
Segundo Raulina, o trabalho comunitário começou de forma simples, com a implantação de uma horta de chás medicinais utilizada pelos moradores do entorno. “Começamos com uma hortinha de mudas de chás, que eram colhidas pela vizinhança para situações do dia a dia. Foi assim que o vínculo com a praça e o senso de cuidado coletivo foram se fortalecendo”, explicou.
Ela também ressaltou a importância do apoio técnico do Dmae para a consolidação do projeto. “Entramos em contato com o Dmae para atividades de educação ambiental e, nesse processo, conhecemos o trabalho de compostagem desenvolvido pelo Departamento. A partir da visita, foi impossível não querer implantar uma composteira aqui. A equipe foi extremamente generosa, nos orientando sobre como montar, cuidar e dar continuidade a um projeto de compostagem em área pública”, destacou.
De acordo com o chefe do Núcleo de Compostagem do Dmae, Paulo Musa, o principal objetivo é desviar resíduos do aterro sanitário por meio da coleta seletiva e da compostagem. “A compostagem institucional já apresentou resultados muito positivos, com a entrega do Pátio de Compostagem, projetos de composteiras nas escolas e o programa Casa com Minhoca. Este projeto representa a primeira experiência de compostagem comunitária, em que a própria comunidade realiza o processo”, afirmou.
O apoio do Dmae a esse projeto piloto integra o planejamento da Política Municipal de Economia Circular e Resíduos Sólidos, que tem como uma de suas metas promover o desenvolvimento de iniciativas comunitárias e de cooperativas na gestão dos resíduos sólidos orgânicos, fortalecendo soluções locais e sustentáveis. Moradores de outras localidades que queiram pleitear o mesmo auxílio para projetos semelhantes podem entrar em contato com a Gerência de Resíduos Sólidos e Economia Circular da autarquia, por meio do telefone e Whatsapp (34) 3228-7749, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.