As obras do Centro de Reservação (CR) Grand Ville atingiram 60% de conclusão, com importantes avanços nas frentes estrutural, hidráulica e elétrica. O empreendimento é executado pela empresa vencedora do processo licitatório, Target Engenharia, e integra o conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento do sistema de abastecimento da região leste. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Paulo Sérgio em maio deste ano.
“O CR Grand Ville Ipanema é uma obra estratégica para o sistema de abastecimento de água de Uberlândia, especialmente da região Leste, que tem registrado um crescimento acelerado com a chegada de novos empreendimentos imobiliários. Esse investimento amplia a capacidade de reservação e garante mais segurança operacional, assegurando o fornecimento de água com regularidade e qualidade para os moradores do Grand Ville e de todo o entorno”, destaca o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda.
Atualmente, a pintura interna e externa do reservatório, que terá capacidade de armazenar 6 mil m³ (seis milhões de litros) de água, está em fase final de execução, etapa que antecede os testes operacionais. Também teve início a montagem das curvas e tubulações que irão compor o arranjo hidráulico do sistema, fundamentais para o funcionamento adequado da estrutura.
Com investimento de R$ 12,8 milhões, o novo centro de reservação está sendo construído na esquina da avenida Zulma Costa Abdala com a rua Terracota, no bairro Grand Ville. Além do reservatório, o empreendimento contará com estação pressurizadora, chaminé de equilíbrio, caixas de manobras e instalações hidráulicas necessárias para garantir o abastecimento contínuo e eficiente da região.
Na casa de bombas, a base já foi totalmente executada, enquanto a estrutura das paredes segue em andamento. Já a chaminé de equilíbrio conta com a base e as paredes concluídas, representando um avanço significativo na obra. Outro ponto de destaque é a montagem da subestação de energia, essencial para garantir a alimentação elétrica dos equipamentos, além da execução da guarita, que reforça a segurança do empreendimento.
A previsão é que o teste de estanqueidade do reservatório seja iniciado no mês de fevereiro deste ano, fase decisiva para a validação da estrutura antes da inauguração e entrada em operação.
Atualmente, a região Leste da cidade já conta com três centros de reservação, Custódio Pereira, Alvorada e Ceasa, que juntos têm capacidade para armazenar 38,9 milhões de litros de água. Com o acréscimo do novo reservatório do Grand Ville, esse volume chegará a 44,9 milhões de litros, fortalecendo a infraestrutura de distribuição de água em uma área que registra grande crescimento populacional.