A Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta terça-feira (20), o 1º Encontro com Lideranças Comunitárias, reunindo o prefeito municipal e secretários com representantes de bairros da região Oeste a fim defortalecer o diálogo direto com a população. O encontro tem o intuito de estabelecer um canal direto de diálogo entre o poder público e a comunidade, permitindo que as principais demandas da população sejam ouvidas, analisadas e transformadas em ações concretas. O evento aconteceu na Escola Municipal Prof.ª CecyCardoso Porfírio, localizada no bairro Mansour, e foi aberto às lideranças comunitárias e representantes de 19 associações de moradores do setor Oeste.
O encontro teve como principal objetivo a prestação de contas da atual gestão municipal das ações realizadas ao longo de 2025, com apresentando das principais demandas atendidas, melhorias executadas, além dos projetos em andamento e investimentos previstos. De acordo com o prefeito Paulo Sérgio, as lideranças comunitárias desempenham papel essencial na identificação das necessidades reais da comunidade.“Momentos como este fortalecem o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade social, estimulando a participação cidadã e o engajamento da população nas decisões que impactam diretamente a qualidade de vida nos bairros. A iniciativa também contribui para a construção de uma gestão mais humanizada, participativa e alinhada às realidades locais”, disse.

Durante a programação, também foi aberto espaço para ouvir as necessidades, reivindicações e os problemas apontados pelas lideranças comunitárias e moradores participantes, reforçando o compromisso da gestão com a participação popular e a construção de soluções conjuntas.
A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia quer aproximar o poder público da comunidade, ampliar a transparência na administração municipal e garantir que as prioridades dos bairros sejam consideradas no planejamento das políticas públicas. A próxima edição do Encontro com Lideranças Comunitárias será no bairro São Jorge, na região Sul, em fevereiro.