A Prefeitura de Uberlândia, diante da proximidade do início do ano letivo, reforçou as ações voltadas para os estudantes municipais. Entre as iniciativas, nesta semana, foram realizadas reuniões pela equipe da Secretaria Municipal de Educação com os motoristas responsáveis pelo transporte escolar rural. Atualmente, a Secretaria conta com 161 motoristas credenciados e transportou mais de nove mil estudantes no ano de 2025. O serviço é considerado primordial para a administração pública para garantir o deslocamento dos estudantes, possibilitando uma educação com mais qualidade.
“O transporte escolar rural vai além do deslocamento físico. É uma ferramenta de democratização do ensino e, sem ele, as distâncias entre as moradias dos estudantes e as escolas seriam barreiras que reforçariam a evasão escolar”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.
Durante as reuniões, os motoristas foram esclarecidos sobre os procedimentos para a emissão de notas fiscais, como cuidados com higiene e manutenção dos veículos, cumprimento aos horários e segurança viária (respeito aos limites de velocidade, uso de cinto de segurança e mais). Os profissionais também foram informados sobre a obrigatoriedade das vistorias semestrais pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), pontualidade na entrega de relatórios, necessidade das apólices de seguro estarem ativas e impedimento de realizarem atividades particulares durante o serviço.