.O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou, na manhã desta quarta-feira (4), uma reunião técnica com a empresa Intertechne, integrante do consórcio responsável pela elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas e Projetos Básicos de Uberlândia. Durante o encontro, foi apresentado um modelo hidrológico do Córrego do Óleo, que irá subsidiar as etapas de elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo. O modelo ainda se encontra em fase de calibração, com ajustes relacionados ao uso e ocupação do solo e ao cadastro da bacia, incluindo o levantamento atualizado do Córrego do Óleo, atualmente em andamento.
Os estudos abrangem a bacia do Córrego do Óleo, que corta os bairros Dona Zulmira, Jardim Patrícia, Luizote de Freitas, Mansour e Jardim Europa. A análise preliminar do uso e ocupação do solo aponta como pertinente a preocupação do Dmae com a ocupação da cabeceira do córrego, área que ainda apresenta baixos volumes de escoamento superficial e, consequentemente, elevada capacidade de infiltração e abstração inicial.
As modelagens hidrológicas preliminares também indicam que a duração crítica da chuva na bacia é de, aproximadamente, duas horas, sendo este o tempo considerado mais sensível para os pontos de restrição avaliados até o momento, informação essencial para o dimensionamento das futuras intervenções de drenagem.
De acordo com o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, a consistência técnica dos estudos é determinante para o planejamento adequado das ações. “O Plano Diretor de Drenagem é um instrumento estratégico para Uberlândia. Trabalhar com modelagens e dados atualizados nos permite antecipar problemas, planejar soluções eficientes e orientar o crescimento urbano de forma responsável, especialmente em áreas sensíveis como as cabeceiras dos córregos”, destacou.
Além da apresentação técnica, as equipes do Dmae e da Intertechne realizaram visitas em campo para vistoria das travessias ao longo do curso do córrego, etapa fundamental para a validação das informações e o aprofundamento do diagnóstico da área.
A Intertechne é responsável pela elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas e Projetos Básicos de Uberlândia que atenderá as bacias dos córregos do Óleo, na região Oeste, e dos córregos do Lobo e Liso, na região Norte de Uberlândia, contribuindo para o planejamento estratégico e sustentável da infraestrutura de drenagem do município.