A Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta quarta-feira (4), no hall de entrada do Estádio Parque do Sabiá, uma reunião com os profissionais de educação física que atuam em núcleos e poliesportivos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O encontro teve o objetivo de apresentar as diretrizes das atividades que serão desenvolvidas nas escolinhas e centros de treinamento ao longo de 2026, tanto no esporte olímpico quanto no paradesporto.
Presente na reunião, o prefeito Paulo Sérgio destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Futel. “Uberlândia se tornou uma referência no esporte e no paradesporto, não só em competições, mas no trabalho social executado diariamente com crianças e adolescentes. Não por acaso, o município tem recebido grandes eventos esportivos e se tornou reconhecido nacionalmente pela sua estrutura. Agradeço a todos os profissionais pelo ótimo trabalho realizado em 2025 e desejo que 2026 seja um ano ainda melhor”, destacou.
O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, falou sobre as suas expectativas para 2026. “Graças ao trabalho da Prefeitura de Uberlândia, milhares de pessoas são beneficiadas por atividades esportivas oferecidas gratuitamente em todas as regiões do município. Para 2026, o objetivo da Futel é ampliar o número de pessoas atendidas em núcleos e poliesportivos e oferecer ainda mais qualidade nas atividades”, ressaltou.
As atividades das escolinhas da Futel em 18 núcleos e poliesportivos começam no dia 23 de fevereiro, com exceção do futebol, que retorna em março por conta do trabalho de recuperação dos gramados. A Futel encerrou 2025 com mais de 18 mil alunos matriculados em 22 modalidades.
Estrutura
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, administra os poliesportivos Patrimônio, São Jorge, Segismundo Pereira, Custódio Pereira, Jardim América, Roosevelt, Jardim Brasília, Tocantins, Dona Zulmira, Luizote de Freitas, Tancredo Neves e Tapuirama, além dos núcleos Parque do Sabiá, UTC, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e é administrado pela Futel), CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), Viva Mansour e Lagoinha. Também estão em construção os poliesportivos Morumbi e Shopping Park.
Modalidades oferecidas
Esportes olímpicos: atletismo (a partir de 6 anos), basquete (a partir de 8 anos), beach tennis (a partir de 10 anos), futebol de campo (a partir de 6 anos), futebol society (a partir de 6 anos), futsal (a partir de 6 anos), ginástica artística (de 5 a 13 anos), judô (a partir de 6 anos), karate (a partir de 6 anos), multiesportes (a partir de 6 anos), natação (a partir de 7 anos), vôlei (a partir de 8 anos) e vôlei de praia (a partir de 12 anos).
Esportes paralímpicos (a partir dos 6 anos): atletismo, bocha, goalball, ginástica funcional, halterofilismo, hidroginástica, iniciação ao paradesporto, natação e parabadminton.