O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada pela parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, foram convocados pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) para integrar a seleção brasileira de bocha paralímpica na fase de treinamento. A etapa acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), entre os dias 23 e 28 de fevereiro, com o objetivo de preparar os paratletas para competições nacionais e internacionais que serão disputadas ao longo de 2026.
“Mateus e Oscar já começaram 2026 muito bem com essa convocação. A expectativa é que eles tenham um ano repleto de competições e que conquistem medalhas nacionais e internacionais, como tem ocorrido nos últimos anos”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho conquistou duas medalhas no Challenger Series Santiago, em abril do ano passado, no Chile. Mateus, que esteve acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho, ficou com o ouro na disputa individual e com o bronze na competição por pares, ao lado da paratleta Evani Calado.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem 18 paratletas na bocha, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. As aulas e os treinos são oferecidos no ginásio do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), de segunda a sábado.