A Prefeitura de Uberlândia iniciou a entrega dos kits de uniformes e de materiais escolares, nesta segunda-feira (2), data que marcou a volta às aulas na rede municipal de ensino. Esse foi o segundo ano consecutivo que, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, a entrega dos conjuntos iniciou no primeiro dia de aula. O gesto confirmou o compromisso do governo municipal em oferecer ensino de qualidade para mais de 71 mil estudantes, distribuídos em 126 escolas municipais e 52 organizações da sociedade civil (OSCs), totalizando 178 unidades.
“O dia da volta das aulas é muito importante. As equipes da Secretaria Municipal de Educação trabalham muito para receber bem todos os estudantes, com um bom processo de ensino, entregas dos kits de uniformes e de materiais escolares, profissionais preparados, escolas com boas estruturas físicas, merenda escolar, enfim, tudo que é preciso para termos um ano letivo tranquilo para todos”, disse a secretaria municipal de Educação, Tania Toledo.
Quanto aos kits de uniformes e de materiais escolares, a secretária destacou que os conjuntos foram elaborados para atender de acordo com a faixa etária e o ano escolar de cada estudante. “Priorizamos muito a qualidade dos materiais, que receberam nova personalização, como a capa dos cadernos com gravuras do Museu Municipal, Coreto Municipal e Estádio Parque do Sabiá”, afirmou. Veja a lista completa dos kits acessando aqui.

Os kits foram entregues no mês de janeiro nas escolas e beneficiarão estudantes da educação infantil, ensino fundamental, Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a aquisição dos conjuntos, divididos em sete categorias, foram investidos R$ 4,3 milhões, oriundos de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).
Força-tarefa para a volta às aulas
O retorno do ano letivo contou com uma força-tarefa empreendida pela Prefeitura de Uberlândia durante o mês de janeiro. Diversas ações foram realizadas simultaneamente para que a volta às aulas fosse tranquila para toda a comunidade escolar. Entre elas, destacam-se a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Edson Moura Queiroz, no bairro Shopping Park, com capacidade para anteder 250 alunos, de 4 meses a 5 anos de idade, em oito turmas, nos turnos integral, manhã e tarde. No mesmo bairro teve ainda a inauguração da Emef Professor André Luís Batista Martins, com capacidade para atender cerca de 700 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, totalizando 24 turmas.
“É o primeiro ano de funcionamento da unidade e recebemos a comunidade escolar com muita alegria e empenho para termos um ano letivo especial pra todos. Estamos trabalhando há meses na preparação da estrutura física, fazendo matrículas, organizando materiais e merenda e tudo que é preciso para um bom trabalho. Também estamos com quadro profissional completo e apto para atender nossos alunos”, disse a diretora da Emef Professor Luís Batista Martins, Andreia de Castro Catani.

Como todas as escolas devem estar adequadas para que a aprendizagem aconteça de forma apropriada, diversas unidades passaram por reformas e manutenções em itens como rede elétrica e hidráulica, pinturas e troca de equipamentos. Também foram feitas limpezas mais intensas, que não são possíveis durante as aulas, em itens como vidraças, esquadrias, paredes, mobiliários, ventiladores e caixas d’água. Os serviços de poda e capina também foram reforçados e a alimentação escolar foi garantida com as entregas dos gêneros alimentícios para as escolas durante o mês de janeiro.
A Secretaria Municipal de Educação ainda promoveu cursos para os servidores voltados para temas como saúde mental, planejamento pedagógico e organização de materiais pedagógicos, espaços escolares e documentação, entre outros. Nos últimos dias houve ainda reuniões com diretores escolares e motoristas do transporte escolar.