Além de desenvolver um importante trabalho na iniciação esportiva, ao introduzir os fundamentos de 12 modalidades olímpicas e 6 paralímpicas a crianças e adolescentes, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), tem revelado atletas, que, hoje integram importantes equipes de alto rendimento em todo o país.
Um caso recente é o do jogador de futebol Talles Beni, de 17 anos, que foi aluno da escolinha da Futel no Poliesportivo Tancredo Neves, dos 12 aos 13 anos, e integrou a equipe sub-13 formada por meio de parceria entre a Futel e o Esporte Social Uberlândia (Essube). Atualmente, o atleta, que atua como zagueiro, integra o Red Bull Bragantino e foi convocado, no último sábado (7), para integrar a seleção brasileira sub-17 em dois amistosos contra a Colômbia, nos dias 24 e 27 de fevereiro, em Barranquilla.
“O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, é bastante abrangente e eficiente, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Não por acaso, nossas equipes de competição se destacam em todos os campeonatos que disputam. Além disso, revelamos muitos atletas que, hoje, representam importantes times e seleções em todo o país, com destaque para o futebol, o esporte favorito dos brasileiros”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Mais exemplos
Outro caso recente é a atleta Cecília Soares, convocada em 2025 para os treinamentos da seleção brasileira de vôlei feminino sub-17. A jovem foi revelada pela Futel em 2023 e, atualmente, integra a equipe sub-17 do Praia Clube.
No futebol, são 25 atletas nascidos entre 2007 e 2015 que, hoje, estão em times de várias regiões do país: Nathan Nunes (São Paulo), João Victor Matos (Red Bull), João Ricardo Chaem (Cruzeiro), Enzo de Paula (Coimbra), Davi Eterno (Red Bull), Hykaro Campos (Red Bull), Cauã Carvalho (Sfera), Gustavo Oliveira (Sfera), Guilherme Pimenta (América-MG), Geus Santos (Vila Nova), Davi Martins (Inter de Minas), Felipe Correia (E.C Bonfim), Kalebe Gama (Brasilis), João Guilherme (Brasilis), Gustavo Montes (Ituano), Heitor Coimbra (Brasilis), Nycolas Pereira (Brasilis), Talles Beni (Red Bull), Arthur Campos (América-SP), Higor Dantas (Real Soccer), Caíque Vilela (Laranja Mecânica), Kennedy Araújo (Essube), Luiz Eduardo Ribeiro (Essube), Pietro Afonso (Essube) e Guilherme Alves (Náutico).

Atletismo
No atletismo, o destaque é Marco Túlio Silva, formado na escolinha de iniciação esportiva da Futel e, atualmente, atleta de alto rendimento da Futel/Praia Clube/Cemig/Exército. No ano passado, o jovem de 21 anos de idade integrou a seleção brasileira de atletismo nos Jogos Desportivos Pan-Americanos Júnior Sub-23, em Assunção, no Paraguai, entre os dias 18 e 22 de agosto.