Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o Estádio Parque do Sabiá recebe, neste sábado (14), às 19h, a partida entre Uberlândia Esporte Clube – SAT e Pouso Alegre, válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um dos principais estádios do Brasil, o estádio atende a todos os quesitos de segurança e higiene.
Prova disso é que conta com os laudos de segurança, emitido pela Polícia Militar, que permite a capacidade para receber atualmente público de 39.990 torcedores pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante eventos esportivos, de combate a incêndio, emitido pelo Corpo de Bombeiros, de condições sanitárias e higiene, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e de engenharia, emitido pelo CREA-MG, que atesta a parte estrutural do estádio.
De acordo com a CBF, o estádio Parque do Sabiá ocupa a 25ª colocação em tamanho entre os estádios brasileiros e terceiro lugar em Minas Gerais, atrás apenas do Mineirão e Arena MRV.
Melhorias e segurança
Com 43 anos, o estádio recebeu diversas melhorias recentemente, como um moderno sistema de iluminação, com 148 projetores com luz de led na marquise e nas duas torres do local. Os dois camarotes receberam pintura, manutenções hidráulicas e elétricas, além de instalação de um ar condicionado. O gramado, que passou por um processo de tratamento e podas quase diárias, tem recebido elogios de atletas e dirigentes e é considerado um dos melhores do País.
Em sua estrutura são 21 banheiros, quatro vestiários, sala de arbitragem, sala da federação e CBF, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas e bilheterias.
Quanto à segurança do público, o Estádio Parque do Sabiá possui 68 saídas de emergência e um estacionamento, que oferece 3 mil vagas para veículos, além de estar localizado na região leste da cidade, cercado por avenidas e vias de acesso que favorecem o fluxo de veículos e pessoas.
Com a revitalização e modernização, o estádio atende as exigências de órgãos como a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para receber jogos internacionais.
“Graças à manutenção diária e às constantes melhorias promovidas pela Prefeitura de Uberlândia, o Estádio Parque do Sabiá se tornou um dos principais espaços esportivos do país e tem recebido grandes eventos, o que coloca o município em evidência e ainda beneficia diversos setores da economia”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Últimos jogos
Em 2025, o local recebeu importantes jogos, inclusive a goleada do Flamengo por 5 a 0 contra a Portuguesa pela 8ª rodada do Campeonato Carioca, com presença de 16.396 torcedores, e a vitória do Cruzeiro em cima do Vasco da Gama, por 1 a 0, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, com presença de 15.398 torcedores.
Neste ano, em jogos do Uberlândia Esporte Clube – SAF, foram quase 10 mil torcedores na estreia do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, e mais de 12 mil nas partidas contra América e Itabirito. Em outro confronto do Campeonato Mineiro, no mês de janeiro, Cruzeiro e Tombense levaram um público de quase 5 mil torcedores.