A escola de samba campeã do Carnaval de Uberlândia 2026 foi revelada nesta segunda-feira (16) e o resultado consagrou a Unidos do Chatão como campeã e a Garras de Águia como vice-campeã. O desfile e a apuração foram organizados pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e contou com apoio de parceiros. A passarela do samba foi novamente a avenida Balaiadas, localizada no bairro Marta Helena, um local que já está se tornando tradicional para a Folia de Momo.

A campeã Unidos do Chatão totalizou 178,8 pontos e a vice-campeã, Garras de Águia, ficou com 178,5 pontos, faturando a premiação de R$ 13 mil e R$ 9 mil, respectivamente. Do terceiro ao sétimo lugares ficaram, na seguinte ordem, Tabajara (178,4), Aparu (177,6), Garotos do Samba (175,2), Acadêmicos do Samba (173,7) e Extravasa (173,2).
Esse é o 12º título de campeã da Unidos do Chatão que, neste ano, levou o tema “Nossa Majestade: os 110 anos de samba no Brasil” e fez uma homenagem histórica ao samba enquanto patrimônio cultural do país. O desfile celebrou o ritmo como expressão máxima da alegria, da resistência e da identidade nacional, destacando sua trajetória ao longo de mais de um século e seu papel fundamental na cultura brasileira.
“É um tema muito bonito, fizemos uma viagem no tempo mostrando desde o início do samba no Brasil até os dias atuais. Nossa comunidade também se entregou com muita dedicação e o resultado é esse, vencer o Carnaval de Uberlândia. Atualmente, a concorrência é forte e a Prefeitura investiu bastante elevando o nível, mas conseguimos e estamos muito felizes com esse resultado”, disse o presidente da Unidos do Chatão, Antônio Marcos.

Este ano, a apuração contou com o voto de 18 jurados, que votaram em quesitos específicos e foram divididos em duas turmas. Durante as votações foram avaliados nove quesitos, sendo eles, Bateria, Samba-enredo, Enredo, Harmonia, Evolução, Fantasias, Comissão de Frente e Alegorias e Adereços, além de Mestre-sala e Porta-bandeira. A divisão dos jurados assegurou maior equilíbrio, transparência e precisão na apuração das notas.

“Temos um balanço muito positivo do Carnaval deste ano. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, investiu em oferecer mais diversidade e segurança para todos. Foram várias atividades como os blocos e os desfiles das escolas de samba, que permitiram que todos comemorassem e a cidade ganhasse mais desenvolvimento cultural”, destacou a coordenadora de Programas e Projetos, da SMCT, Aryadne Amâncio.
Nesta terça-feira (7), a partir das 19h, a avenida Balaiadas recebe o desfile das escolas campeã e vice do Carnaval 2026.