Com enredos marcantes, fantasias elaboradas e muita animação, três escolas de samba de Uberlândia contagiaram o público presente na avenida Balaiadas e marcaram o segundo e último dia de desfiles no Carnaval 2026. As apresentações aconteceram na noite deste domingo (15), na passarela do samba, que foi preparada pela Prefeitura de Uberlândia para receber os foliões com conforto, acessibilidade e segurança. As festividades realizadas pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), tiveram novamente as participações das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Trânsito e Transportes (Settran).

Assim como ocorreu neste sábado (14), neste domingo, o prefeito Paulo Sérgio também esteve presente. “É emocionante ver a avenida Balaiadas tomada por tanta alegria e talento. O Carnaval de Uberlândia mostra que nossa cultura é viva, pulsante e cheia de significado. Parabéns às escolas que fazem esse espetáculo grandioso e ao público que transforma essa festa em um momento inesquecível para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

Abrindo a noite, a escola Garotos do Samba levantou a arquibancada e convidou o público a mergulhar em um universo lúdico com o enredo “Na vila o circo está em cartaz”. A agremiação resgatou o encanto do picadeiro, trazendo para a avenida personagens mágicos, cores vibrantes e a atmosfera de sonho que atravessa gerações, emocionando foliões de todas as idades.
Na sequência, a Unidos do Chatão, vice-campeã do Carnaval 2025, apresentou o enredo “Nossa Majestade: os 110 anos de samba no Brasil”, uma homenagem histórica ao samba enquanto patrimônio cultural do país. O desfile celebrou o ritmo como expressão máxima da alegria, da resistência e da identidade nacional, destacando sua trajetória ao longo de mais de um século e seu papel fundamental na cultura brasileira.
Fechando a noite, a Tabajara, campeã no ano passado, trouxe o enredo “Maracatus”, apostando na força da sonoridade e na resistência cultural afro-brasileira. exaltou os ritmos, as cores e a herança dos tradicionais cortejos pernambucanos, símbolos de identidade, luta e ancestralidade do povo negro.
Com enredos diversos e apresentações marcantes, o segundo dia de desfiles reafirmou o Carnaval 2026, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da SMCT, como um espaço de valorização da cultura popular, da diversidade e da história brasileira, consolidando o evento como uma das principais manifestações culturais do município.
Apuração
O desfile das escolas de samba será avaliado por 18 jurados, organizados em duas turmas, garantindo que cada profissional fique responsável pela análise de um quesito específico. Ao todo, serão julgados nove quesitos: Bateria, Samba-enredo, Enredo, Harmonia, Evolução, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A divisão dos jurados assegura maior equilíbrio, transparência e precisão na apuração das notas.
A apuração que revelará as escolas de samba campeãs do Carnaval 2026 de Uberlândia será realizada nesta segunda-feira (16), a partir das 15h, na avenida Balaiadas. O desfile das vencedoras acontecerá também na passarela do samba, nesta terça-feira (17), a partir das 19h.