A fim de proporcionar mais cuidado e bem-estar a cães e gatos no município, a Prefeitura de Uberlândia levou, neste domingo (22), serviços de castração, microchipagem e orientação sobre guarda responsável até o distrito de Cruzeiro dos Peixotos.As ações, realizadas pelo Castramóvel no ginásio do distrito, viabilizaram 99 atendimentos aos animais previamente cadastrados por tutores junto à Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Na próxima terça-feira (24) e no dia 2 de março, os distritos de Tapuirama e Miraporanga, respectivamente, receberão os serviços oferecidos pelo Castramóvel. Em Tapuirama, os procedimentos acontecerão na sede do Conselho Comunitário, localizada na rua Governador Valadares, 175. Enquanto no distrito de Miraporanga, as ações serão realizadas na rua Abadia, 381.
Neste ano, por meio de termo firmado entre a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e o Instituto SOS Pet, o projeto oferece serviços de castração, microchipagem, educação preventiva e orientação sobre guarda responsável, com supervisão da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA).
O atendimento também será levado às demais comunidades rurais de Uberlândia nos próximos meses. Para tanto, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade já está em contato com lideranças comunitárias e tem elaborado as listas de cadastros para as comunidades de Tenda dos Morenos, Douradinho, Copaíba, Lagoa dos Peixes, Val Paraiso, Vale do Sol, Rio das Pedras e Cruz Branca. Outras lideranças interessadas em aderir ao projeto podem obter orientações pelo telefone (34) 2512-0965.
Cadastro de animais da zona urbana
O cadastro para tutores da área urbana permanece disponível de forma on-line. Para atualização de informações ou novos cadastros, os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura de Uberlândia, na aba “Serviços”, opção “Castração”, e preencher o formulário virtual com os dados pessoais e do animal. Em caso de mais de um pet, é possível inserir os dados adicionais antes de concluir o processo em “Cadastrar”.
Os atendimentos do Castramóvel têm início às 8h, com checagem do cadastro e assinatura do termo de responsabilidade pelo tutor. Os animais passam por avaliação de médico veterinário antes da anestesia e, estando aptos, são encaminhados ao centro cirúrgico. Após o procedimento, permanecem em observação por cerca de uma hora na sala de pós-operatório. O projeto oferece todos os insumos necessários durante os procedimentos, além de medicação completa de longa duração. Para realizar a castração, o animal deve ter idade mínima de seis meses. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (34) 3213-2391 ou pelo e-mail castracao@uberlandia.mg.gov.br.