A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, divulgou a agenda do Castramóvel Itinerante para o início do mês de março. Os atendimentos ocorrerão nos distritos de Miraporanga e Tapuirama, e irão contemplar cães e gatos previamente cadastrados por tutores, com agendamento realizado diretamente por representantes comunitários do distrito.
Na segunda-feira (2), a equipe estará em Miraporanga, com atendimentos na rua Abadia, 381. Já na terça-feira (3), o Castramóvel retorna ao distrito de Tapuirama, com atendimento na rua Governador Valadares, 175, no Conselho Comunitário. Na última terça (24), o distrito de Tapuirama já tinha recebido o Castramóvel.
Para 2026, por meio de termo firmado entre a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e o Instituto SOS Pet, o projeto oferece serviços de castração, microchipagem, educação preventiva e orientação sobre guarda responsável, com supervisão da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA).
Os atendimentos do Castramóvel Itinerante, inclusive os que serão feitos nos distritos de Miraporanga e Tapuirama na próxima semana, começam às 8h, com checagem do cadastro e assinatura do termo de responsabilidade pelo tutor. Antes da cirurgia, os animais passam por avaliação com médico veterinário. Estando aptos, são encaminhados ao centro cirúrgico e, posteriormente, permanecem em observação no pós-operatório por cerca de uma hora até a liberação. O projeto garante os insumos necessários e medicação de longa duração para o período de recuperação.
O atendimento das demais comunidades rurais acontecerá ao longo do ano. A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade já está em contato com lideranças e elabora as listas de cadastros para as comunidades da Tenda dos Morenos, Douradinho, Copaíba, Lagoa dos Peixes, Val Paraíso, Vale do Sol, Rio das Pedras e Cruz Branca. Outras lideranças interessadas em aderir ao projeto podem obter orientações pelo telefone (34) 2512-0965.
Cadastro na área urbana segue aberto
O cadastro para tutores da área urbana permanece disponível de forma on-line. Para atualização de informações ou novos cadastros, os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura de Uberlândia, na aba “Serviços”, opção “Castração”, e preencher o formulário virtual com os dados pessoais e do animal. Em caso de mais de um pet, é possível inserir os dados adicionais antes de concluir o processo em “Cadastrar”.
Para realizar a castração, o animal deve ter idade mínima de seis meses. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (34) 2512-0965 ou pelo e-mail castracao@uberlandia.mg.gov.br.