O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informa que realizou, nos últimos dias, um serviço de inspeção da rede de esgoto de drenagem da zona Leste de Uberlândia para identificar e consertar eventuais ligações cruzadas que resultam em vazamentos indevidos de esgoto para a rede de drenagem. Por meio do trabalho, por exemplo, foi possível identificar e regularizar pontos de obstrução de rede e de lançamento indevido de efluentes, em áreas próximas ao bairro Grand Ville, que chegaram a descer para parte da represa do Parque do Sabiá (que é artificial e funciona como uma retenção de escoamento pluvial) em fevereiro deste ano. Além do serviço, a pedido da Futel, o Dmae também realizou a devida limpeza da represa recentemente.
A autarquia esclarece que esse tipo de apuração, desenvolvido de forma integrada pelas áreas de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, não é simples ou imediata, pois nem sempre a origem do problema está no mesmo ponto em que seus efeitos se manifestam. Em muitos casos, a irregularidade pode estar localizada em outro trecho da bacia contribuinte, o que exige análise do direcionamento das redes, inspeções progressivas, testes específicos e verificação técnica em campo. Neste sentido, portanto, o trabalho de monitoramento e de inspeção permanecerão contínuos, em todos os setores da cidade, uma vez que outros pontos poderão ser identificados e apurados tecnicamente para correção.
Vídeo inspeção e ligações cruzadas
O Dmae destaca que as ligações cruzadas ocorrem quando há conexão inadequada entre sistemas distintos, como nos casos em que esgoto sanitário é lançado na rede de drenagem pluvial ou águas de chuva são direcionadas à rede de esgoto, situação que pode gerar impactos operacionais e ambientais.
A autarquia reforça ainda que esse trabalho vem sendo ampliado com o apoio de novo contrato de modernização do sistema de drenagem, que possibilita a realização de vídeo inspeções também pela rede de drenagem pluvial, recurso que já contribuiu para a identificação de ponto irregular. Dessa forma, as inspeções passaram a ocorrer de forma mais ampla, tanto pela rede de drenagem quanto pela rede de esgoto, ampliando a capacidade de rastreamento, diagnóstico e correção dessas ocorrências.
O Dmae reforça que realiza, de forma contínua e permanente, ações de inspeção, monitoramento e investigação técnica nas redes de esgoto sanitário e de drenagem pluvial do município, com o objetivo de identificar e corrigir ligações cruzadas irregulares.
As vistorias seguem sendo executadas conforme as demandas identificadas e a priorização técnica das áreas analisadas, com adoção das medidas corretivas e administrativas cabíveis sempre que constatadas irregularidades. O Dmae também reforça a importância da colaboração da população, já que a identificação e a correção desse tipo de ocorrência também dependem do apoio dos moradores e responsáveis pelos imóveis.