A equipe da Prefeitura de Uberlândia, representada pela parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Olympico Club, disputa, nesta sexta-feira (22), a partir das 15h40, e neste sábado (23), a partir das 9h10, o Torneio Sudeste de Clubes Infantojuvenil de Natação 2026. A competição será realizada em Belo Horizonte (MG), com a participação de 296 atletas de 20 equipes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A Futel/Olympico Club será representada por 59 nadadores. “Essa é uma das principais competições da região Sudeste do país e a nossa expectativa é fazer boas provas e conquistar um bom número de medalhas, além de alcançar os índices necessários para a classificação para competições nacionais”, afirmou um dos treinadores de natação da Futel, o profissional de educação física Gino Degani.
No último fim de semana, a Futel/Olympico Club conquistou 201 medalhas (77 de ouro, 68 de prata e 56 de bronze) no III Torneio Regional Triângulo de Natação. A competição foi disputada no Praia Clube, com a participação de 249 atletas de 7 equipes de Minas Gerais e Goiás.
Atendimento
Atualmente, a Futel tem 70 atletas federados nas categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Júnior e 43 atletas vinculados, que competem regularmente nas competições da Federação Aquática Mineira (FAM), participando dos campeonatos estaduais de Inverno e Verão e campeonatos nacionais. Os atletas treinam de segunda a sábado, no Parque Aquático Municipal.
No ano passado, a equipe somou 1.114 medalhas (379 de ouro, 364 de prata e 371 de bronze), com destaque para as 4 medalhas (1 de ouro e 3 de bronze) no Campeonato Mineiro Juvenil a Senior e as 6 medalhas de bronze no Campeonato de Verão Juvenil, Junior e Sênior.