A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), realizará, nos dias 20 e 22 de junho, dois Dias de Campo em Fruticultura, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). No dia 20, às 8h, acontece o Dia de Campo Maracujazeiro, com foco nas culturas “Maracujá doce Pérola do Cerrado” e “Maracujá Azedo Roxo”. Já no dia 22, às 12h30, o II Dia de Campo Fruticultura abordará o cultivo de abacate, goiaba, maracujá, banana, manga e uva. As formações serão realizadas na Fazenda Buriti, sede da Ferub (km 63 da BR-050 – saída para Araguari-MG). Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (34) 3218-0321 (Clique aqui). As vagas são limitadas.
Direcionadas a estudantes, agricultores familiares, pequenos produtores rurais e profissionais da área, as atividades oferecerão capacitação técnica aplicada. O Dia de Campo Maracujazeiro abordará temas como variedades, fitotecnia, irrigação, controle biológico e comercialização, com palestras do engenheiro agrônomo e pesquisador José Rafael Silva, além de alunas do IFTM e estagiárias da Ferub. O II Dia de Campo Fruticultura tratará de técnicas tais como manejo de poda, irrigação, controle biológico e produção de mudas, sob a condução da professora doutora Vanessa Caron, do IFTM, juntamente com alunos de Engenharia Agronômica.
Para o diretor de projetos e pesquisa da Ferub, o engenheiro agrônomo Mayer Andrade Santos, a iniciativa é um passo importante para o fortalecimento do setor agrícola no município. “A parceria com o IFTM reafirma o compromisso da gestão municipal em conectar a pesquisa acadêmica à realidade do campo. Ao levarmos esse conhecimento técnico e prático de forma acessível para estudantes e produtores, oferecemos as ferramentas necessárias para otimizar o manejo, aumentar a produtividade e garantir mais sustentabilidade e rentabilidade para a agricultura de Uberlândia”, destacou.
Serviço – Dias Campo Ferub
Dia de Campo Maracujazeiro
Data: 20/06, às 8h
II Dia de Campo Fruticultura
Data: 22/06, às 12h30
Local: Fazenda Buriti (km 63 da BR-050 – saída para Araguari)
Inscrições: gratuitas, pelo WhatsApp (34) 3218-0321 (Clique aqui). Vagas limitadas.