A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e parceiros, realizou, neste domingo (28), um mutirão de limpeza às margens do Córrego do Óleo. Durante os trabalhos foram recolhidos, aproximadamente, 55 m³ de resíduos, volume equivalente a cerca de 40 toneladas de materiais descartados irregularmente. Entre os resíduos encontrados, predominavam materiais da construção civil misturados a outros tipos de lixo. A quantidade recolhida evidencia a necessidade da destinação correta desses materiais e da conscientização da população para a preservação dos recursos hídricos e espaços naturais do município.
A iniciativa integrou a programação do Junho Verde, mês dedicado à conscientização, educação ambiental e promoção de práticas sustentáveis na cidade. A programação do mês dedicado ao meio ambiente foi encerrada com este importante resultado para Uberlândia.
A ação reuniu mais de 100 voluntários, parceiros de movimentos, empresas e instituições como Exército, Escoteiros, SOS Mais, Café Cajubá, Guaraná Mineiro e Ceasa. E ainda equipes das Secretarias Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SMGAS), Serviços Urbanos (Sesurb), Trânsito e Transportes (Settran) e Agronegócio (SMAGRO). E também o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

O mutirão de limpeza das margens do Córrego do Óleo reforça o compromisso do município com a educação ambiental, a preservação dos cursos d’água e o incentivo à participação da comunidade em ações voltadas à sustentabilidade. “O trabalho realizado hoje prova o compromisso que assumimos com a gestão do cuidado com os espaços naturais da cidade. Por meio das parcerias estratégicas com movimentos sociais e instituições, conseguimos alcançar um excelente resultado hoje. E vamos continuar a incentivar a conscientização e cuidado com o meio ambiente”, pontuou o secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz.