A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SMGAS), participa, até esta terça-feira (4), da São Paulo Climate Week ’26 (SPCW), que integra a Climate Week Network, fortalecendo a conexão entre a agenda climática brasileira e as principais iniciativas internacionais. O evento é considerado também a principal semana climática da América do Sul e o hub latino-americano do calendário internacional que antecede a 31ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), prevista para ocorrer de 9 a 20 de novembro de 2026, em Antália, na Turquia.
Na tarde desta segunda-feira (3), o secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz, integrou o painel Da lei ao território: políticas públicas e a implementação prática da economia circular, dentro do II Fórum de Economia Circular, realizado pelo Movimento Circular como Hub Oficial de Economia Circular da São Paulo Climate Week ‘26. E nesta terça (4), o secretário Dilson Dalpiaz terá uma reunião com o diretor executivo do Movimento Circular (Atina Educação), Vinícius Saraceni, e com um dos organizadores da COP31.
“Nossa participação na São Paulo Climate Week ’26 é muito importante para apresentarmos o pioneirismo de Uberlândia na implementação da política de economia circular, com foco central na estratégia de Logística Reversa municipal. Considerando que 2026 é o ano de implementação desta política, nossa presença em um fórum de referência internacional tem o objetivo de consolidar Uberlândia como um caso concreto de sucesso e inspiração para outras cidades. Além disso, os contatos realizados em São Paulo durante o evento dão ainda mais transparência aos avanços da política ambiental do Município e fortalece a imagem de Uberlândia como referência em sustentabilidade e descarbonização”, pontuou o secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz.