Em reunião realizada nesta semana, a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturas (Comoveec) definiu as regras de estacionamento do Estádio Parque do Sabiá e arredores para o jogo de volta da final do Campeonato Brasileiro Série D entre Uberlândia Esporte Clube e ASA-AL, neste domingo (13), às 17h.
Devido à expectativa de grande público, no anel que circunda o estádio serão disponibilizadas apenas as vagas exclusivas para pessoas com deficiência, imprensa e idosos (em frente aos portões 11 e 12).
As demais áreas do estacionamento serão interditadas, de acordo com o Plano Operacional de Eventos Esportivos da Polícia Militar, com o intuito de garantir o esquema de segurança do evento e possibilitar os serviços de urgência e emergência necessários. A Prefeitura de Uberlândia informa que a interdição começará à 0h de domingo (13).
No entanto, para facilitar o acesso de torcedores a vagas de estacionamento, foram liberadas, assim como ocorreu no jogo anterior, 1.994 novas vagas de estacionamento gratuito no entorno do Estádio Parque do Sabiá.
A orientação da Polícia Militar é que os torcedores evitem estacionar nas vias próximas ao estádio, no bairro Santa Mônica, e não estacionem em locais proibidos, para evitar autuações. Seguem outras informações e esclarecimentos importantes, que vão contribuir para que o público chegue e saia do estádio com mais conforto e segurança:
Sobre vagas de estacionamento (confira a imagem acima):
1) Em duas áreas de mais de 7 mil m² ao lado da Arena Sabiazinho, serão disponibilizadas cerca de 670 vagas de carros (com acesso pela avenida Anselmo Alves dos Santos);
2) Em dois terrenos ao lado da usina fotovoltaica do Parque do Sabiá, serão mais 410 espaços para carros;
3) Na avenida José Roberto Migliorini, que recebeu uma nova sinalização, serão 761 vagas de carros e outras 153 vagas de motos nas laterais e corredor central da via. Para auxiliar os torcedores que queiram utilizar essas vagas excedentes disponibilizadas, agentes de trânsito e colaboradores do UEC-SAF atuarão nas imediações para manter o fluxo com segurança nos dias de jogos;
4) Todas as vagas de estacionamento são gratuitas;
5) Na área central ficará apenas a área de segurança, cercada com gradis;
6) Evite estacionar em vias próximas ao estádio, no bairro Santa Mônica. Evite estacionar em locais proibidos, para evitar autuações;
7) Os embarques e desembarques para aplicativos serão na avenida Anselmo Alves dos Santos com avenida José Roberto Migliorini (próximo ao posto de combustível);
8) A avenida José Roberto Migliorini será liberada totalmente, inclusive com estacionamento no meio da via, com 761 vagas para carros e 153 vagas para motos;
9) Os estacionamentos para PcD, idosos e imprensa serão em frente aos portões 11 e 12.
As regras de circulação para garantir a segurança e fluidez do trânsito em dias de jogos serão da seguinte forma:
– Deslocamento pela avenida Anselmo Alves dos Santos sentido aeroporto, até a rotatória com a avenida José Roberto Migliorini (próximo à rodovia), com retorno para estacionar ao longo da avenida Anselmo no sentido Centro, ou entrar na avenida José Roberto Migliorini no sentido Mundo da Criança;
– A saída do estádio será nos dois sentidos da avenida José Roberto Migliorini;
– Para estacionamento ao longo do anel que circunda o estádio (no qual serão disponibilizadas apenas as vagas exclusivas para pessoas com deficiência, imprensa e idosos), a entrada poderá ser feita entre o estádio e a Arena Sabiazinho.