As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – conquistaram 13 medalhas (7 de ouro, 1 de prata e 5 de bronze) pela seleção brasileira de halterofilismo no Mexico 2026 Parapan American Open Championships. A competição foi realizada entre domingo (4) e a noite desta quinta (8), na Cidade do México.
Na disputa individual, as medalhas foram conquistadas por Tayana Medeiros (ouro na categoria “Até 86 kg” e recorde das Américas, ao levantar 151 kg), Marco Túlio Cruz (ouro na categoria “Até 49 kg” e recorde das Américas, ao levantar 178 kg), Lara Lima (ouro na categoria “Até 45 kg”), Edilândia Araújo (ouro na categoria “Acima de 86 kg”), Caroline Fernandes (prata na categoria “Até 119 kg”), Valéria Alves (bronze na categoria “Até 86 kg”), Mateus de Assis (bronze na categoria “Até 107 kg”) e Washington Bispo (bronze na categoria “Até 97 kg”).
Já nas disputas por equipe, foram duas medalhas no feminino (uma de ouro e uma de bronze), duas no masculino (uma de ouro e uma de bronze) e uma medalha de ouro no misto. Os paratletas foram acompanhados pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
“Este foi o melhor desempenho da seleção brasileira em um Open das Américas em toda a história, com 28 medalhas conquistadas, sendo 13 de ouro, 7 de prata e 8 de bronze. Dessas 28 medalhas, quase metade foi conquistada por nossos paratletas, o que demonstra a qualidade e a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia e seus parceiros”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
No início de julho, os halterofilistas Tayana Medeiros, Marco Túlio Silva, Mateus Assis, Edilândia Araújo, Caroline Fernandes, Luciano Dantas e Lara Lima, da Futel/CDDU/Praia Clube, conquistaram 16 medalhas (8 de ouro, 7 de prata e 1 de bronze) pela seleção brasileira nos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar, na Colômbia. Os paratletas estiveram acompanhados pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
Considerada uma das principais potências de halterofilismo brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube treina de segunda a sexta no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.