Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu nesta semana a visita dos representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Banco Mundial e do Secretário de Saúde e da coordenadora da Atenção Primária da cidade de Propriá (SE). O objetivo da visita foi conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios.
A equipe do TCU é composta pelos técnicos AlexandreGiraux Cavalcanti e Martin Mastelaro Pompeu de Barros, da Auditoria Especializada em Saúde. O Banco Mundial foi representado pela consultora Yeda Aparecida Duarte. Também fizeram parte da comitiva o secretário de saúde de Propriá (SE), Adelmo Alves Júnior, e a coordenadora da Atenção Primária, Camila Marques Vieira.
Dentre as atividades, os visitantes conheceram a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Santa Luzia, onde são desenvolvidos os processos da padronização do atendimento nas unidades de atenção primária à saúde, e a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, que realiza a integração da atenção primária e especializada no cuidado de usuários com condições crônicas e do atendimento de urgência por meio da alta responsável.
Também estiveram na UBSF Marta Helena para conhecerem a estrutura física das novas unidades básicas de saúde na cidade e as boas práticas do município com a contratualização das organizações sociais para o gerenciamento operacional na área da saúde.
Para o técnico do TCU AlexandreGiraux Cavalcanti, a união deste modelo de gerenciamento com o foco na atenção primária é o diferencial adotado pela Prefeitura de Uberlândia. “Percebemos que isso é a base do sucesso, mas a metodologia que privilegia a atenção primária, buscando o cuidado especial com as pessoas e as condições de saúde, como as que têm maior gravidade, faz toda a diferença. Tem toda uma lógica de atuação e organização.”

O técnico ainda destacou o trabalho da integração entre a atenção primária e a especializada no projeto do “Autocuidado Apoiado” com os pacientes com diabetes. “Foi muito interessante ver essa integração e o plano de cuidado desenvolvido por vários profissionais em uma única consulta. Com isso, a equipe forma um time de cuidado, sendo um ganho para a rede e o paciente.”
A visita foi acompanhada por uma consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), pela equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, e das organizações sociais Missão Sal da Terra e Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Centro Colaborador do Conass
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município como projeto “Qualifica SaUDI”, que foi desenvolvido para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.