A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promoveu, nesta quarta-feira (20), evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro). A celebração aconteceu no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG e que está sob responsabilidade da Futel), com a participação de cerca de 300 representantes de cinco entidades: o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim) e a Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul).
Ao longo da tarde, o evento contou com sorteios por diversos parceiros, orientações de fisioterapia e nutrição, alongamento de cílios, maquiagem, cortes de cabelo e apresentações musicais, com a Banda da Polícia Militar, DJ Hugo Bagunceiro e Graziella Oliveira.
Presente no evento, o prefeito Odelmo Leão destacou que o município tem muito a comemorar nessas datas. “A Prefeitura trabalha em muitas frentes com o objetivo de proporcionar cada vez mais qualidade de vida às pessoas com deficiência, com ações que vão desde a acessibilidade até a oferta de centenas de vagas em modalidades paralímpicas. Com isso, nosso município se consolidou como referência nacional em políticas públicas de inclusão e hoje é considerado uma das principais potências brasileiras do paradesporto”, ressaltou.
Kennedy Reis, que tem baixa visão e integra a equipe de atletismo Futel/Aparu/Praia Clube, aprova a iniciativa. “Parabenizo a Prefeitura de Uberlândia pelo evento, pois gostei muito de toda a programação, me diverti bastante e me senti acolhido e valorizado”, completou.

Trabalho contínuo
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, proporciona todas as condições adequadas para que 297 paratletas da iniciação esportiva e do alto rendimento treinem e disputem competições nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. Para isso, oferece a estrutura do Sesi Gravatás e do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), fornece atendimento fisioterapêutico e disponibiliza treinadores para acompanhá-los em treinos e competições. Além de todo esse apoio, a Futel faz repasses a cinco entidades: CDDU, Aparu, Adeviudi, Adevitrim e Asul, totalizando R$ 211,2 mil somente no ano passado.
Não por acaso, hoje Uberlândia é referência no paradesporto, com importantes conquistas nacionais e internacionais. Nos últimos meses, por exemplo, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 5 medalhas no Campeonato Mundial de Halterofilismo (em Dubai, nos Emirados Árabes) e uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica (em Fortaleza), enquanto a Futel/Aparu/Praia Clube obteve uma medalha de bronze no Global Games (em Paris, na França) e uma medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica (em Fortaleza).
Já no último fim de semana, em Brasília, a Futel/Aparu/Praia Clube conquistou 29 medalhas (25 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze ) no Meeting de Atletismo e a Futel/CDDU/Praia Clube chegou a 15 medalhas (5 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze) no Meeting de Halterofilismo e a 3 (2 de ouro e uma de prata) no Meeting de Atletismo.