A nona edição do Uberlândia Viva movimentou a manhã deste domingo (28) na Escola Municipal Gladsen Guerra, situada no bairro Jardim Canaã. Os moradores tiveram acesso a serviços essenciais de diversas secretarias e autarquias, participaram de atividades recreativas, prestigiaram atrações como exposição de robótica e contaram com muita música. O evento, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, tem percorrido todas as regiões da cidade com o objetivo de aproximar o poder público da população. Na ocasião, a prefeitura foi representado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira.
“Ir a cada bairro com o Uberlândia Viva é uma forma de aproximar cada vez mais a população de serviços ofertados pela Prefeitura para melhorar a qualidade de vida de todos. Oferecer atendimento e entender as demandas dos moradores é fundamental para os resultados que buscamos constantemente para uma cidade cada vez melhor”, destacou a secretária.
A técnica em enfermagem Cristiane Vieira da Silva compareceu para acompanhar a apresentação escolar de uma das filhas e aprovou a iniciativa. “Quando tem eventos tipo esse, precisamos prestigiar. Sou moradora do bairro há muito tempo e acho bem interessante”, afirmou.
O presidente da Associação de Moradores Independente do Canaã e região, Michel Bonifácio, comemorou a atenção recebida pela comunidade. “Pelo evento em si e pela questão de logística, é muito bom a população prestigiar, pois tem muitos serviços sendo oferecidos e é importante esse contato dos moradores com as secretarias”, disse.
Variedade em serviços
Uma infraestrutura completa, com bebedouros e banheiros químicos, foi disponibilizada no local. A saúde da população foi uma das principais pautas: equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) agendaram consultas para pacientes que aguardavam na fila de oftalmologia. Também foi feita a atualização de cartões de vacina, aferição de pressão arterial, informações sobre os serviços do Centro de Controle de Zoonoses, entre outras atividades.
A recreação ficou por conta da grafitagem, ginástica dançante, artesanato e mostra pedagógica dos alunos da Escola Municipal Professora Josiane França e Escola Municipal Gladsen Guerra. A musicista Charlene Cordeiro, da Escola Municipal Cidade da Música, e a Banda Municipal de Uberlândia garantiram a boa música.
O evento ainda teve a distribuição de mudas cultivadas no Horto Municipal, sal com ervas, livros e Mini Guia Turístico do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberlândia, além de orientação jurídica, com atendimento e procedimentos relacionados à defesa do consumidor.