As provas de seleção para as equipes do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) foram aplicadas na tarde desta quarta-feira (31) na Faculdade Pitágoras. Por meio do processo seletivo simplificado emergencial, 60 vagas serão preenchidas para a contratação de enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. A previsão é que o resultado do exame seja publicado em 5 de agosto na página da Prefeitura de Uberlândia, na guia Concursos e Processos Seletivos. (Confira aqui o edital)
“Nós tivemos ao todo mais de 1.700 inscritos e aptos para a realização da prova. Na próxima semana, já vamos divulgar todos os resultados, com a lista completa de classificados e cadastro de reserva para as 60 vagas, das quais 12 são para médicos, 12 para técnicos de enfermagem e 36 para enfermeiros”, explicou o assessor técnico de urgência e emergência da Secretaria Municipal de saúde.
Os portões para os candidatos foram fechados às 14h e a prova, com questões de múltipla escolha e caráter eliminatório e classificatório, teve três horas de duração. O candidato que não atingir a pontuação mínima de 60% estará automaticamente desclassificado do processo seletivo. Além da prova, os candidatos ainda passam por uma prova de títulos e análise curricular, que têm caráter classificatório.
Siate
O Siate foi criado para aprimorar o atendimento pré-hospitalar da população de Uberlândia. Com o novo sistema, a comunidade terá mais segurança e atendimento integral, 24h, diante das várias situações de emergências ou clínicas do dia a dia. A base do Siate será instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco.
Diferentemente de outras cidades que têm serviço semelhante, o atendimento em Uberlândia será inédito pelo fato de contemplar equipes mistas. Ou seja, as seis ambulâncias (das quais uma será UTI móvel) que atuarão no sistema serão compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria, na sede do Siate, para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.
Os militares receberão os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão as solicitações para a regulação médica. Esta equipe, caso identifique a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel.