A Prefeitura de Uberlândia promoveu, neste sábado (27), o Dia D de vacinação contra a gripe. Das 8h às 17h, 2.289 doses do imunizante foram aplicadas no público-alvo que passou pelas 11 unidades de saúde abertas para o mutirão. A campanha, que começou há um mês, continua até 31 de maio e a vacina pode ser encontrada nas 74 salas de vacinação abertas de segunda a sexta-feira. (Confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura)
“Vamos continuar trabalhando para garantir que as pessoas tenham acesso à vacina contra o vírus Influenza, um imunizante bastante seguro e eficiente para se prevenir em relação às complicações da gripe, que podem ser fatais para alguns grupos, especialmente crianças, gestantes e idosos. Nós reforçamos aqui o chamado para que procurem se vacinar, que não deixem para depois. Temos unidades de saúde com horário de atendimento para todos os públicos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.

Durante o Dia D da vacina contra a gripe, a população encontrou a vacina Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins, Luizote de Freitas, Pampulha, Planalto e Tibery; nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) São Jorge II, Shopping Park I, Joana D’arc e Jardim Célia; além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Brasil e Roosevelt. A data também foi uma oportunidade para que a população colocasse em dia o cartão de vacina, tendo sido aplicadas 865 doses contra a Covid-19 e outras 832 de imunizantes diversos, para completar o esquema vacinal em atraso.
O gerente industrial Marco Túlio de Oliveira aproveitou o mutirão para garantir que Gabriela Resende, de 5 anos, fosse imunizada contra a gripe. Afinal, com a proximidade do inverno, a incidência de doenças respiratórias aumenta e ele quer a filha bem protegida. “Esse momento só reforça o cuidado que a gente tem que ter com os filhos e o cuidado que a Prefeitura tem em disponibilizar as vacinas para nós, enquanto população. Procuro manter os cartões de vacina sempre atualizados”, contou.

Para o professor aposentado Gilson Brasiliano, que esteve presente na UAI Martins nesta manhã, a imunização é fundamental. “Se alguém tiver dúvida quanto à vacina, esqueça isso e venha cuidar da saúde. Se tem um posto de saúde com profissionais gabaritados, então temos que procurar”, observou.
A campanha de vacinação contra a gripe é voltada para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário de passageiros. Em Uberlândia, esse público passa de 250 mil pessoas.

Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, ocorrerá das 8h às 21h. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento vai das 8h às 18h30, e, nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, a vacina pode ser tomada das 8h às 21h.
Clique aqui e confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura.