Em homenagem ao aniversário de 131 anos de Uberlândia, a Orquestra Experimental de Uberlândia (OEU) e o Coral da UFU – convidada do projeto Incantus – encantaram a plateia do Teatro Municipal na noite desta quarta-feira (14). Com plateia composta por mais de 500 pessoas, o espetáculo arrecadou 715 kg de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições de assistência social.
No palco, mais de 100 cantores e instrumentistas apresentaram repertório com trilhas sonoras, clássicos nacionais e internacionais, e adicionaram óperas ao espetáculo que ocorre pelo terceiro ano consecutivo. O projeto é fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

A violinista Camila Oliveira, de 14 anos, esteve nas apresentações anteriores. Há quatro anos, ela integra o programa desenvolvido com crianças e jovens do bairro Shopping Park em que a música tem papel de transformador social.
“Esse projeto é de grande importância para minha vida, trazendo muitas oportunidades. A música me ajudou a pensar e na forma que expresso meus sentimentos. Tocar no Teatro Municipal pela terceira vez tem grande importância, pois foi um sonho construído diariamente”, afirmou.
Da plateia
A emoção tomou conta também da plateia, composta por mais de 500 pessoas. A professora universitária Cynthia Guerra Braga já acompanhou a orquestra outras vezes. “Acho estratégico, pois primeiramente quando se aprende música se aprende outras coisas, pois existe uma complexidade que dá à criança um mundo novo. A percepção e a visão de mundo mudam, a relação com a sociedade, o aprendizado. Isso tudo é muito bonito, e eu adoro projetos como esse”, salientou.