Em mais um dia de mobilização promovida pela Prefeitura de Uberlândia em prol da saúde e bem-estar da população, diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atuaram no combate à dengue neste sábado (22). O “Mutirão contra a Dengue” realizado no assentamento Irmã Dulce possibilitou o recolhimento de 5.458 criadouros do mosquito Aedes aegypti. A região Oeste também foi contemplada com o “Sabadão da Saúde”, com a realização de mais de 2 mil consultas médicas e outros serviços. As unidades de saúde das regiões Norte e Central da cidade, além dos distritos de Miraporanga e Cruzeiro dos Peixotos, também estiveram de portas abertas para atendimento ao público.
“Com o “Mutirão contra a Dengue”, o município busca eliminar os focos e criadouros da dengue e outras arboviroses. Nosso objetivo é levar uma força tarefa até os locais com maiores registros de casos da doença e conscientizar a população. Já com o “Sabadão da Saúde”, podemos atender demandas de consultas e outros atendimentos à população. É uma excelente oportunidade para aqueles que não dispõem de tempo durante a semana cuidarem da sua saúde”, destacou o secretário da pasta, Adenilson Lima.

No assentamento Irmã Dulce, foram realizadas atividades educativas e de combate ao mosquito e troca de objetos em desuso, que servem como criadouros, por 1.683 kg de alimentos não perecíveis. Mais de 100 agentes de endemias vistoriaram 562 residências locais para eliminação de focos do mosquito. Também foi utilizado o veículo Fumacê e disponibilizado o Vacimóvel e o Consultório Móvel aos moradores interessados.
“Minha caixa d’água estava sem tampa e eu não sabia. Foi uma ação bem providente da Prefeitura de Uberlândia. Faz com que as casas estejam seguras. Procuro sempre não deixar água acumulada no quintal. Quando os agentes passam, eles olham tudo. Quanto mais recebemos essas visitas, menos doenças temos na cidade. Cada um devia fazer sua parte”, considerou a moradora e aposentada Nardade Jesus.
Consultas e outros atendimentos
Neste sábado, a Prefeitura de Uberlândia também promoveu mais uma edição do “Sabadão da Saúde”. Para ampliar o acesso e dar mais celeridade aos atendimentos médicos na área de saúde à população. Todas as 34 unidades básicas de saúde dos setores Oeste, Norte e Central ficaram abertas no período entre 7h e 13h, incluindo as ambulatoriais das unidades de atendimento integrado (UAIs) dos bairros Planalto, Luizote, Martins e Roosevelt. O funcionamento especial possibilitou a realização de 2.041 mil consultas médicas em clínica geral,aplicação de 573 vacinas, bem como de coletas de exames, curativos e aferição de pressão arterial.

Para a moradora da região Oeste, Rejane da Silva, a iniciativa da Prefeitura foi importante para atender os moradores. “Foi muito maravilhoso. A gente trabalha e se continuar assim vai ser ótimo. Estou com dor no ouvido, vim tentar um encaixe e consegui marcar a consulta”, destacou.