Reforçando o desenvolvimento de habilidades e a preparação para o mercado de trabalho e para a vida, a Prefeitura de Uberlândia está atendendo mil estudantes municipais durante as Oficinas de Robótica deste ano, o que significa um aumento de 25% do número de vagas em relação ao ano passado, que era de 800. O projeto é custeado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e realizado na escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) para alunos do quarto e do quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais urbanas. As aulas são gratuitas e tiveram início neste mês.
“As oficinas possibilitam o desenvolvimento de habilidades que preparam os adolescentes para o mercado de trabalho e são motivados a despertarem aptidões para programação, raciocínio lógico, solução de problemas, trabalho em equipe, promoção de inovações, cooperação e programação”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.
Os encontros acontecem sempre no contraturno para 26 escolas, que constituem 50 turmas, sendo 25 no período da manhã e 25 no turno da tarde. O curso contempla, para cada turma, uma carga horária total de 48 horas-aula, distribuídas em 24 encontros.
A SME realiza os investimentos financeiros para a realização das Oficinas de Robótica, faz o acompanhamento das atividades das oficinas, a seleção dos alunos e o transporte dos mesmos para as aulas na escola do Sesi.
Quanto ao Sesi, contratado pela SME para prestar o serviço, são de sua responsabilidade a elaboração e o gerenciamento do projeto por meio das aulas práticas e teóricas, realizar a matrícula e orientações dos alunos, supervisão e execução das oficinas com funcionários próprios, elaborar e reproduzir os materiais didáticos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer certificados de conclusão e disponibilizar as estruturas do laboratório de robótica, assim como seus equipamentos.