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Prefeitura esclarece paralisação do atendimento da PM pelo aplicativo Salve Maria

22 de abril de 2025

 A Prefeitura de Uberlândia informa que foi oficiada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) de que o órgão policial não mais fará na cidade o acompanhamento direto das solicitações realizadas pelo aplicativo municipal Salve Maria, inclusive, daquelas efetuadas pelo Botão do Pânico. A decisão unilateral da corporação de encerrar a operação por meio de convênio com o Município, segundo o ofício do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), se basearia “na necessidade de garantir um processo de atendimento alinhado às normas e procedimentos internos” da PM.

Neste cenário, para tentar reverter a situação e evitar que haja qualquer desassistência às mulheres em situação de risco, o Município vai agora oficiar o comando da PM, com cópia ao Governo de Minas, solicitando que reconsiderem a decisão e voltem a atender dentro da parceria que foi firmada em 2019 e se comprovou eficiente no combate contra a violência à mulher. A aplicação foi criada à época pela Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub) e, de lá para cá, foi baixada por mais de 13 mil mulheres e utilizada para averiguação e salvamento emergencial mais de 1 mil vezes.

Além disso, o Executivo municipal também solicitou auxílio da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão – que participou da idealização do projeto enquanto secretária municipal durante a gestão Odelmo Leão e Paulo Sérgio – a fim de que seja feita interlocução perante o Estado e o aplicativo volte a operar normalmente.

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